Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOMENTO

Agricultoras de Belterra criam associação com apoio da Emater

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/07/2015 12h36

Sessenta agricultoras de Belterra, no oeste paraense, receberam apoio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) no município para fundar a primeira associação composta exclusivamente de mulheres produtoras da região. Elas receberam orientações técnicas e outros acompanhamentos dos sociólogos Arilson Brito e Ana Paula Ribeiro para colocar em atividade a Amabela - Associação das Mulheres Rurais do Município de Belterra, criada oficialmente no dia 16 de maio deste ano.

Para o sociólogo Arilson Brito, “a Amabela surge para fortalecer a luta por direitos e pelo enfrentamento aos obstáculos sociais e de gênero no oeste paraense, e também para levar mais melhorias para a vida das mulheres e de suas famílias, principalmente no meio rural, onde se evidenciam as questões de gênero, a necessidade de combater a violência doméstica no campo, de trabalhar no fortalecimento da produção e das questões ambientais - como o reflorestamento, cultivo de hortaliças e capacitações - com participação efetiva das mulheres”.

O chefe do escritório local de Belterra, Neuton Pantoja, ressalta que a criação da associação é um marco na história do município. "As mulheres sempre foram elementos importantes no meio rural, são elas que muitas vezes conduzem a família e grande parte dos trabalhos de produção no campo. Elas têm merecidamente se destacado na administração das propriedades rurais e diversas outras atividades importantes na sociedade, e é com esta sensibilidade, senso crítico e coragem que devem lutar por mais conquistas de direitos”.

Nesta primeira etapa de atuação da Amabela, a Emater fará o acompanhamento do trabalho das associadas fornecendo orientações técnicas e todo o apoio que for necessários para que elas desenvolvam suas atividades. Segundo Neuton Pantoja, já foram programados cursos de capacitação por intermédio do Senar, gerência regional de Santarém, parceiro importante no processo de criação da associação.