Formação do Mova Pará Alfabetizado chega a mais seis municípios
Com a proposta de reduzir o analfabetismo no Brasil e no Pará, o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova Pará Alfabetizado) dá sequência às ações deste ano com a formação inicial para coordenadores e alfabetizadores em 74 municípios paraenses. Nesta etapa de capacitação, 329 coordenadores e alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado estão em processo de formação.
Segundo informações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), as formações ocorrem em seis municípios que terão novas turmas para alunos em processo de alfabetização. Já encerraram as formações em Santa Cruz com a participação de 14 coordenadores e alfabetizadores, no período de 29 de junho a 4 de julho, e em Cametá, com 61 pessoas, no período de 30 de junho a 4 de julho.
Mais três municípios recebem formação nesta segunda-feira, 6, em Aurora do Pará e Ipixuna do Pará, e nesta terça-feira, 7, em Abaetetuba, com a presença de 182 pessoas. Ainda está prevista uma formação em Nova Esperança do Piriá para 72 participantes, no período de 20 a 24 de julho.
As formações iniciais são a terceira fase do programa Brasil Alfabetizado para alfabetização nos municípios com alta taxa de analfabetismo. As capacitações duram cinco dias, com uma programação de 40 horas, em que os técnicos da Seduc repassam todas as informações sobre o programa no Pará, assim como orientam a elaborar o relatório mensal com planilha de frequência, plano de aula e teste cognitivo, a partir da metodologia de Paulo Freire.
Segundo Wanice Silva, coordenadora regional do programa no Marajó, as formações são concentradas para alfabetizadores e coordenadores da zona rural dos municípios com maior índice de analfabetismo. “O programa tem a visão de ser o grande mobilizador na educação de jovens e adultos, voltado para alunos que nunca estudaram, que são considerados analfabetos funcionais, que sabem desenhar o nome, mas pouco escrevem”, informou.
Só em 2013, a Seduc, por meio do Mova Pará Alfabetizado, já matriculou 29.571 alunos em turmas ativas e inativas. São 15.314 alunos realizando o processo de alfabetização até o momento.