Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Polícia Civil deflagra segunda fase da operação ‘Reintegração’ e apreende adolescentes com pendências em medidas socioeducativas

A ação incluiu diligências na Região Metropolitana de Belém e interior do Pará. A operação teve o efetivo de mais de 90 policiais civis

Por Esther Pinheiro (PC)
10/02/2026 12h02

A Polícia Civil, através da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) e Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) de Belém, deflagrou nesta terça-feira (10) a operação “Reintegração II”, com finalidade de cumprir mais de 60 mandados de busca e apreensão em aberto de adolescentes em situação de descumprimento de medidas socioeducativas na Região Metropolitana de Belém (RMB) e interior. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara da Infância e Juventude de Belém.

A operação teve o efetivo de mais de 90 policiais civis que atuaram em diligências de localização, apreensão, encaminhamento, registro de ocorrências e comunicação ao Poder Judiciário, na Região Metropolitana. A operação contou com equipes das delegacias vinculadas à DAV, Diretoria de Polícia Especializada (DPE), Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM) e Núcleo de Inteligência Policial (NIP).

A primeira fase da operação foi deflagrada em dezembro de 2025. Para Emanuela Amorim, titular da DAV, a continuidade da ação reforça o compromisso da Polícia Civil na garantia de efetividade de decisões judiciais. “O objetivo da ação é dar cumprimento a mandados de busca e apreensão de adolescentes que estão pendentes do cumprimento de medidas socioeducativas perante o Judiciário. São adolescentes que já responderam o procedimento de ato infracional e estão com a medida pendente. Na Região Metropolitana, mais de 90 agentes estavam em diligência para seguir com o cumprimento das medidas”, explicou a delegada.

Ao total, 19 mandados foram cumpridos na área referente à RMB, com 6 alvos localizados na manhã desta terça-feira. A delegada Vanessa Macedo, diretora da Data de Belém, explica que a operação é fruto de um trabalho integrado da PC. “Fizemos levantamentos de informações e em sistemas para subsidiar as novas diligências. Ao total, são 62 mandados em todo o Pará. Na RMB, as diligências foram realizadas de forma simultânea por diversas diretorias para localizar adolescentes que cometeram atos infracionais por ameaça, roubo e tráfico de drogas”, explicou a diretora.

As diligências continuam ao longo do dia para localizar outros adolescentes que estão com medidas socioeducativas pendentes. Os adolescentes apreendidos foram encaminhados para realização dos procedimentos legais cabíveis.