Sedeme garante curso de organização lucrativa na Usina Jurunas Condor
O curso ensina técnicas práticas e estéticas de organização de guarda-roupas e acessórios, visando possibilitar aos participantes a criação de uma nova fonte de renda
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) segue ampliando a oferta de cursos de qualificação profissional. Desta vez, a iniciativa contemplou moradores do entorno da Usina da Paz Juruna/Condor, em Belém. Mais de 14 moradores de áreas próximas a Usina concluíram, nesta terça-feira (10), a oficina Organização Lucrativa de Roupas e Acessórios. O curso ensinou técnicas de organização de guarda-roupas e acessórios de forma funcional, prática e estética, com o objetivo de transformar esse conhecimento em uma nova oportunidade de renda para os participantes.
Com carga horária de quatro horas-aula, a oficina teve como objetivo aprimorar habilidades voltadas para a organização de ambientes, tornando os espaços mais práticos e funcionais. A iniciativa busca preparar a comunidade para atender às demandas do mercado e se destacar em futuras atuações profissionais.
A ação integra o cronograma de capacitações de 2026 do Projeto Usina da Paz (UsiPaz), vinculado ao Programa Territórios pela Paz (TerPaz), executado pelo governo do Pará, sob a coordenação da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).
Os conteúdos foram ministrados pela personal organizer Thaís Sá e divididos entre teoria e prática. Durante a oficina, a professora apresentou técnicas de categorização e conservação das peças. Os participantes aprenderam a organizar roupas por tipo, ocasião e cor, facilitando a escolha e garantindo maior conservação, evitando amassados e danos. Também foram introduzidos métodos de dobra e armazenamento, como a técnica vertical de Marie Kondo, que otimiza espaço e mantém a organização das gavetas.
Na aula prática, os participantes conheceram o uso de caixas organizadoras, divisórias para gavetas, etiquetas de classificação e sacos a vácuo para armazenar roupas de outras estações, entre outras técnicas. Foi apresentado ainda o método 5S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke), uma abordagem sistemática que envolve classificação, ordenação, limpeza, padronização e disciplina para manter ambientes organizados e eficientes. Thaís também explicou o uso adequado de cabides - de veludo para peças delicadas, de madeira para roupas estruturadas e de acrílico ou plástico para peças leves - destacando vantagens e cuidados de cada modelo.
A professora reforçou a importância da aplicação dessas técnicas e apresentou métodos voltados para a praticidade e otimização dos ambientes. Segundo ela, a organização é um elo fundamental para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida. “Manter o guarda-roupa arrumado impacta diretamente na rotina: traz mais praticidade na escolha das roupas, gera economia de tempo ao evitar buscas demoradas, contribui para a conservação das peças e proporciona uma sensação de tranquilidade. Um ambiente organizado reflete positivamente no dia a dia e favorece o equilíbrio pessoal”, destacou.
A diarista Fracinete Moreira é uma das concluintes do curso. Ela avalia a oficina como uma excelente oportunidade para aprimorar a prestação de serviços às suas clientes. Além disso, Fracinete tem interesse em atuar em outras áreas do mercado e até mesmo em conciliar esses novos desafios com o trabalho que já desempenha no dia a dia. "Posso aplicar as técnicas que adquiri aqui nas minhas atividades, especialmente no que diz respeito à organização de roupas e acessórios, apresentando os métodos de organização que aprendi no curso", afirmou.
Já Layse Andrade, 30 anos, participa pela primeira vez de uma oficina de organização de ambientes na Usina da Paz. Com um padrão de organização já presente em sua rotina, ela pretende investir profissionalmente na área de personal organizer. "Participa da oficina representa uma preparação para ingressar no mercado com mais experiência e, assim, conquistar potenciais clientes", disse.
