Pará e Noruega assinarão termo de cooperação científico-tecnológica
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet) e o Conselho de Pesquisa da Noruega formalizarão parceria para fomentar o intercâmbio científico-tecnológico entre o Pará e aquele país europeu. O anúncio da cooperação foi feito na manhã desta quinta-feira, 9, durante a visita da embaixadora da Noruega, Aud Marit Wiig, à Sectet.
A parceria entre os dois governos será formalizada em novembro, por meio da assinatura de um acordo de cooperação, que já foi formulado e avaliado pelos setores jurídicos da Sectet e do Conselho de Pesquisa da Noruega. A finalidade é promover o acesso mútuo à infraestrutura de pesquisa e projetos, facilitar a mobilidade acadêmica e o intercâmbio de competência científico-tecnológica entre universidades, empresas e outros possíveis partícipes.
A Embaixadora destacou que a Noruega tem forte relação com o Pará, em virtude de o estado sediar uma importante empresa norueguesa, a Hydro/Alunorte, e do país ser o maior colaborador do Fundo Amazônia, destinado a incentivar o uso sustentável da biodiversidade amazônica. “Em termos de cooperação técnico-cientifica, temos interesse em desenvolver pesquisas bilaterais envolvendo áreas como biodiversidade, mineração, setor energético e outras áreas estratégicas do ponto de vista da biociência”, enfatizou a embaixadora.
O titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello, ressaltou que o governo do Estado tem grande interesse em firmar acordos com a Noruega e transformar as pesquisas desenvolvidas no âmbito da parceria em inovação. “Queremos criar redes de pesquisa com instituições de ciência e tecnologia norueguesas, mas também envolver as indústrias de lá na busca por transformar nossas potencialidades naturais em produtos e processos inovadores. Isso é nossa prioridade, gerar negócios, emprego e renda no estado”.
O período de assinatura do acordo coincidirá com a visita a Belém do príncipe herdeiro e a princesa herdeira da Noruega, que virão em missão diplomática para fortalecer, ainda mais, a relação entre o seu país e o Pará.