Restaurante Popular da Marambaia inclui açaí no cardápio fixo de todas as sextas-feiras
Iniciativa da Seaster une segurança alimentar e valorização da cultura amazônica em refeições acessíveis a R$ 3,00
O açaí, símbolo da cultura alimentar amazônica, passa a integrar o cardápio do Restaurante Popular Estadual, localizado no bairro da Marambaia, em Belém, como sobremesa fixa todas as sextas-feiras. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e reforça a valorização da alimentação regional aliada às políticas de segurança alimentar.
Dona Maria de Lourdes de 64 anos contou com entusiasmo sobre a qualidade da comida ofertada e parabenizou a vinda do açaí para o prato: “Minha alimentação melhorou muito por causa do feijão, que tem verdura, macaxeira, suco de limão e mais fruta. Eu venho todos os dias, de segunda a sexta. E o primeiro dia que eu comi aqui, pela primeira vez, foi um frango na chapa. Antes de eu comer, eu chorei, porque é tudo bom, mas nesse primeiro dia foi excelente. Eu fiquei muito feliz, porque estava cheia, economiza muito dinheiro. Três reais, né? E agora com essa novidade de vir um açaí, tudo de bom”, festejou dona Maria.
Atualmente, o restaurante atende cerca de 300 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira. O acesso à refeição é garantido por meio da compra de um ticket no valor de R$ 3,00, que começa a ser vendido a partir das 9h, enquanto o almoço é servido a partir das 11h.
Nas sextas-feiras, todos os usuários que adquirem o ticket da refeição têm direito ao açaí como sobremesa, sem custo adicional. A oferta é permanente e fortalece o consumo de um alimento nutritivo, energético e tradicional da região amazônica.
“Adorei essa novidade, açaí é muito bom. Eu frequento aqui tem um ano e dois meses. Eu acho o atendimento aqui muito bom. Aqui é limpinho. Por exemplo, o preço está ótimo. Eu venho todo dia para cá, só não venho quando é feriado. A alimentação aqui eu gosto porque em casa eu boto muito sal na comida. E me prejudica. E aqui não, eu me sinto bem, sabe? O tempero assim é legal. É tudo bem preparado”, contou a dona de casa Gláucia Pessoa, de 63 anos.
O cardápio do Restaurante Popular é elaborado, acompanhado e supervisionado por nutricionistas, garantindo qualidade nutricional e segurança alimentar. Todo o almoço é preparado no próprio restaurante, por uma equipe composta por auxiliares de cozinha, cozinheiros, chefe de cozinha e nutricionista, assegurando cuidado em todas as etapas do preparo e da distribuição dos alimentos.
De acordo com a Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Seaster, Nazaré Costa, o restaurante cumpre papel fundamental na promoção do direito humano à alimentação adequada.
“O Restaurante Popular é uma política pública essencial para a população de Belém, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Aqui, garantimos uma refeição balanceada, segura e com preço acessível, com todo o cuidado técnico e sanitário no preparo dos alimentos. A inclusão do açaí como sobremesa reforça nossa identidade amazônica e valoriza um alimento que faz parte da cultura e da segurança alimentar do nosso povo”, afirma Nazaré.
