Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) implanta protocolo e reduz riscos de infecções

Unidade funciona no município de Breves e tem trabalhado na implantação do Protocolo de Antibióticos para Fraturas Expostas

Por Governo do Pará (SECOM)
27/01/2026 10h10
Profissionais do Hospital do Marajó que padroniza atendimento para reduzir riscos de infecções e tempo de internação

Referência em diversas especialidades, com destaque para a ortopedia, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado em Breves, no arquipélago do Marajó, fortaleceu ainda mais a assistência e a segurança do paciente com a implantação do Protocolo de Antibióticos para Fraturas Expostas. A iniciativa visa padronizar o atendimento a casos graves e reduzir o risco de infecções e diminuir tempo de internação, agilizando a rotatividade de leitos.

Baseado em evidências científicas e diretrizes internacionais, a estratégia de gestão orienta o uso adequado e precoce de antibióticos, medida essencial para a prevenção de complicações como a osteomielite, além de contribuir para melhores resultados clínicos e menor tempo de internação.

“Implantar o Protocolo de Fratura Exposta junto aos municípios que realizam o primeiro atendimento médico foi fundamental para reduzirmos a média permanência desse perfil dentro da unidade hospitalar. Tal resultado significa a disponibilidade de mais leitos/dia para a própria população, otimizando recursos e ampliando a eficiência do HRPM como centro de referência regional”, ressaltou o diretor técnico do hospital, o médico Marcello Ferreira.

Estudante, Joele Alves, (à esquerda) é acompanhada pela irmã, Gizele. As duas elogiaram o atendimento hospitalar.

A iniciativa também promove o uso racional de antimicrobianos, fortalece a integração com os municípios de abrangência e conta com monitoramento contínuo da Farmácia Clínica e da Diretoria Técnica, o que reforça o compromisso do HRPM com uma assistência segura, qualificada e baseada em boas práticas.

Aprovação - A estudante Joele da Costa Alves, de 17 anos, acompanhada por sua irmã e responsável, Gizele da Costa Alves, de 22 anos, recebeu atendimento no HRPM após um acidente de trânsito, tendo sido atendida no local do ocorrido pelos Bombeiros 193 da cidade de Breves.

Durante a avaliação, Joele destacou a qualidade da assistência prestada pela equipe de urgência. “Foi um bom atendimento. Estou me sentindo segura, pois todos os trabalhadores têm todo cuidado conosco e dão toda assistência. São ótimos profissionais”, disse a paciente.

O novo protocolo define critérios claros para a escolha dos antibióticos, conforme o tipo de fratura, perfil do paciente e gravidade da lesão, além de orientações específicas para casos envolvendo idosos, pacientes diabéticos ou com doenças renais. Outro ponto de destaque é a recomendação para que a antibioticoprofilaxia seja iniciada o mais precocemente possível, ainda no município de origem, reforçando a integração da rede de atenção à saúde.

A aplicação do protocolo envolve atuação integrada das equipes de médicos e enfermeiros, garantindo a administração e o registro corretos dos antibióticos; o médico plantonista do HRPM assegura a continuidade da prescrição e dos registros na admissão; a Farmácia Clínica monitora o uso dos antimicrobianos; e a Equipe de Qualidade acompanha os indicadores e propõe melhorias contínuas.

Porta aberta e telemedicina – Em março de 2025, o HRPM adotou um novo modelo de atendimento para o acesso hospitalar de pacientes vítimas de traumas no Marajó II, incluindo os politraumatizados mais graves, alinhado à Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).

A Porta Aberta ou livre demanda de Urgência/Emergência para Politraumas permitiu a ampliação do acesso da população aos serviços especializados, fortalecido graças à união da rede pública de saúde em conjunto aos sete municípios da área de influência da unidade hospitalar.

Com o novo fluxo, após a avaliação médica inicial e a realização de exames de imagem em unidade de urgência e emergência mais próxima do local do ocorrido, o usuário é direcionado ao médico regulador e especialistas por telemedicina. Dessa forma, a equipe médica de plantão pode definir se há necessidade do deslocamento do paciente até a urgência do HRPM para um procedimento cirúrgico ou, caso não seja indicado um procedimento cirúrgico, emitir um parecer com orientações ao profissional médico que acompanha o paciente no próprio município onde o evento ocorreu.

O HRPM é parte da rede estadual de saúde, sob gestão da Sespa, em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). A unidade oferece atendimento de média e alta complexidade, sendo referência para a população do Marajó ao descentralizar serviços especializados. O Hospital Regional Público do Marajó funciona na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro, em Breves.

Texto de Pedro Amorim