Sedap incentiva produção e repassa basquetas a agricultores familiares de Santa Bárbara
Material será utilizado pelos produtores da comunidade Aracy para o transporte de espécies ornamentais, flores tropicais e frutas produzidas pelas famílias
Com a finalidade de fortalecer e estimular a geração de renda aos agricultores familiares da comunidade do Aracy, localizada no município de Santa Bárbara do Pará, Região Metropolitana de Belém, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará (Sedap) repassou esta semana 30 basquetas (caixas plásticas agrícolas). O material deve facilitar o transporte das mudas de plantas produzidas na comunidade, localizada a sete quilômetros de distância da PA-391, que dá acesso ao município e ao distrito de Mosqueiro.
As caixas ajudarão, também, na preservação das plantas, conforme informou a presidente da associação Agroart Rural. A entidade reúne 13 famílias de agricultoras e agricultores familiares, Jucileia Silva. A comunidade produz plantas envasadas e ornamentais.
“Essas basquetas são de suma importância no momento, pois antes a gente utilizava caixa de papelão ou caixotes de feira e agora teremos como transportar nosso material como plantas e também nossas frutas”, destacou.
Além da produção de plantas, a agricultura familiar desenvolvida pelas famílias do Aracy envolve a criação de aves e produção de espécies frutíferas como o cupuaçu, o açaí, o bacuri, entre outras.
A Agroart, segundo informou a presidente, é composta em sua maior parte por mulheres que também trabalham com plantas medicinais e na fabricação de artesanato. Uma das pioneiras é a empreendedora, Joana Brito, há 42 anos na Vila Aracy. Apesar de ser uma das veteranas, ela passou a trabalhar basicamente com plantas ornamentais há sete anos, após realizar cursos de empreendedorismo ofertados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e outras instituições, como o Sebrae.
“As plantas me deram uma boa renda. Eu trabalho com espécies ornamentais e flores tropicais e outras atividades, como frutas e polpas de frutas, como açaí, cupuaçu e bacuri. O que tiver aqui no meu sítio eu vou trabalhando”, disse Joana.
A comunidade do Aracy integra o polo de floricultura ornamental com participação ativa no “Flor Pará”, programação que integra o calendário anual de eventos realizado há mais de 20 anos pelo Governo do Estado, e que iniciou com a antiga Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), a atual Sedap.
“Todos os anos nós participamos do “Flor Pará”. Esse evento é onde a gente consegue divulgar o nosso trabalho e sempre depois que a gente participa, é quando conseguimos novos clientes; a nossa renda melhora a cada ano por causa da divulgação do nosso trabalho nesse evento”, reconhece a produtora Joana Brito.
Melhorias- O secretário adjunto da Sedap, Francisco Neto, participou do repasse das basquetas ao lado do chefe de gabinete da secretaria, Alan Pombo. Neto esteve em visita recente à comunidade e levantou a necessidade dos empreendedores em melhorar o acondicionamento e transporte das plantas até os pontos de comercialização.
“Na oportunidade, eu coloquei a Sedap à disposição, no sentido de que nós pudéssemos repassar essas basquetas a eles, pois com certeza irão ajudar muito na logística da produção das plantas e flores ornamentais que a Agroart produz tão bem em Santa Bárbara”, ressaltou Francisco Neto.
Com a entrega das caixas plásticas agrícolas, a Sedap ressalta, mais uma vez, o cumprimento do seu papel institucional, como secretária fomentadora da agricultura paraense, sobretudo, da agricultura familiar, como destacou o chefe de gabinete, Alan Pombo, que representou o titular da pasta, Giovanni Queiroz, durante a solenidade de entrega das basquetas. “A gente está aqui sempre com muita satisfação, pois os projetos da Sedap vão ao encontro do desenvolvimento e da mola propulsora das mais importantes oportunidades econômicas desse estado, que é a agricultura familiar”, destacou Alan Pombo.
O representante da comunidade do Aracy, que esteve na Sedap para receber as caixas, Ezequiel Silva, disse que as plantas envasadas produzidas na comunidade necessitavam de um melhor acondicionamento até os pontos de venda ou mesmo na hora da coleta das mudas. “Nós viemos até aqui para agradecer à Sedap pela oportunidade de estarmos recebendo essas basquetas. Elas serão de grande utilidade, pois somos várias famílias envolvidas nesse trabalho da associação da nossa comunidade”.
