Governo incentiva e valoriza olhar artístico e humano dos servidores por meio da fotografia
Nesta quinta-feira (8), é celebrado o Dia do Fotógrafo. O concurso “Olhar de Servidor” é uma das iniciativas do Estado que impulsionam profissionais e amadores apaixonados pela arte
Responsável por informar e eternizar momentos por meio de imagens, cada vez mais, a profissão de fotógrafo ganha destaque, sobretudo, no serviço público estadual, a partir do registro das transformações do Pará. Além do registro técnico e documental, a fotografia tem se fortalecido enquanto ferramenta de valorização do servidor. O concurso “Olhar de Servidor”, promovido pelo Governo do Estado, é uma das iniciativas que valorizam o olhar artístico e humano dos servidores, profissionais e amadores, apaixonados pela arte. Nesta quinta-feira (8), é celebrado o Dia do Fotógrafo.
“O concurso já se consolidou como uma iniciativa que vai muito além do registro de imagens. É uma forma sensível e significativa de valorizar quem faz o serviço público acontecer todos os dias. Neste Dia do Fotógrafo, celebramos não só o talento por trás das lentes, mas também o olhar criativo e comprometido dos nossos servidores. Cada edição revela talentos, histórias e perspectivas únicas sobre o nosso Estado e o trabalho que realizamos", ressalta Iris Negrão, secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad).
Mais de 1,4 mil pessoas já participaram das seis edições do concurso, criado para incentivar e valorizar os servidores a demonstrarem sua visão artística das cenas do Pará por meio da fotografia, assim como impulsiona a cultura, a gastronomia e a natureza paraense. O concurso foi pensado em alusão ao “Dia do Servidor Público”, comemorado no dia 28 de outubro.
Desde adolescente, o secretário escolar Carlos Jorge de Brito, que atua no serviço público há 17 anos, é apaixonado pela fotografia. O servidor participou do concurso com a foto ‘O olhar da garça’. “Essa fotografia representa pra mim todo o empenho e dedicação para ter um bom momento registrado, foi feita às 5h da manhã de um domingo. A história da foto nasceu a partir das minhas pesquisas sobre filmagens com drones, quando surgiu a ideia de fazer uma foto mostrando o amanhecer, com as finas nuvens sobre os prédios, na orla do Ver-o-Rio”, conta.
O agente administrativo da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), Wendell Medeiros, servidor público há 20 anos, considera a fotografia como uma das atividades mais prazerosas da vida. O servidor participou de todas as edições do concurso e foi selecionado em quatro edições, conquistando o 9º, 6º, 3º e, na última edição, o 4º lugar.
“Sou um apaixonado em fotografar, sinto uma necessidade muito grande em registrar o mundo ao meu redor. Eu gosto, especialmente, de fotografar a natureza e o cotidiano. Não curto fotografar as pessoas isoladamente, eu gosto de fotografar lugares e as pessoas passam a ser elementos na composição da cena. O que me motiva a participar do concurso é poder compartilhar meu olhar no mundo em que vivemos. Para mim, a fotografia é a ferramenta capaz de eternizar uma cena do cotidiano, um momento, ela é capaz de congelar uma fração do tempo desse mundo, em que nada é fixo, nem é permanente”, destaca o servidor.
Além de promover a valorização dos servidores, a ação também tem caráter solidário. Como parte das inscrições, são arrecadados quilos de alimentos não perecíveis. As doações são destinadas a instituições filantrópicas, reforçando o compromisso social que norteia o concurso.
Data comemorativa - O Dia do Fotógrafo no Brasil homenageia tanto profissionais quanto amadores, celebrando a arte de registrar momentos e histórias através da imagem, e marcando a chegada do daguerreótipo ao país em 1840.
