Preamar Cabano valoriza a memória de Belém com programação gratuita ao público
Atividades diversas incluem exibição de filmes, palestras, exposições e muitas outras ações
O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), entrega à população uma ampla e diversa programação cultural com o Preamar Cabano, que acontece de 7 a 18 de janeiro, em diferentes espaços culturais de Belém. Com atividades totalmente gratuitas nos museus da cidade, o evento reúne palestras, exposições, performances, sessões de cinema, vivências artísticas e apresentações musicais, reafirmando o compromisso do Estado com a valorização da memória, da história e das expressões culturais da Amazônia.
O Preamar Cabano celebra a memória da capital paraense e revisita o período histórico da Cabanagem (1835–1840), um dos mais importantes movimentos populares do Brasil, marcado pela luta da população por melhores condições de vida. Ao longo de doze dias, a programação propõe reflexões sobre resistência, identidade e patrimônio, conectando passado e presente por meio da arte e da cultura.
A abertura oficial ocorrerá na manhã do dia 7 de janeiro, às 9h30, com a palestra “Levantes e Resistências no Grão-Pará: do Levante Tupinambá à Cabanagem”, no Salão Transversal do Museu do Estado do Pará (MEP). A conversa será conduzida pela professora doutora Magda Ricci e por Danielle Souza, com mediação da professora doutora Dayseane Ferraz.
O MEP também reabre seus salões principais ao público durante as atividades do Preamar Cabano: Sala da Conquista, Sala das Artes, Salão Renascença e Salão Império. A reabertura amplia as possibilidades de visitação e reafirma a preservação da memória e do patrimônio, com a exposição permanente do Museu de volta ao circuito museológico de Belém.
Somado a programação no MEP, o Festival Antropofagia Mapping (Anma) irá unir tecnologia, cultura e ancestralidade, com exibições de trabalhos de artistas visuais residentes na região Norte na fachada do Museu. A apresentação acontecerá nos dias 9 e 10, a partir das 17h.
No dia 9 de janeiro, às 19h, o Museu da Imagem e do Som (MIS), no Palacete Faciola, exibe o filme “Um dia qualquer”. O espaço também recebe a exposição “Claudia Andujar – Cosmovisão”, com visitação aberta de terça a domingo, das 9h às 17h, até o dia 18 de janeiro.
A programação cultural noturna inclui também a ação “Uma Noite no Museu”, na noite do dia 9 de janeiro, a partir das 18h, com a participação dos equipamentos que integram o Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) e do Centro Cultural Banco da Amazônia, promovendo uma ocupação cultural nos espaços de memória da cidade.
Outro destaque é a abertura da temporada em homenagem aos 30 anos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), nos dias 9 e 10, com participação especial de Fafá de Belém, do Coro Carlos Gomes e da solista Adriana Azulay. O evento ocorrerá às 20h, no Theatro da Paz, com ingressos a R$ 2, que podem ser retirados a partir das 18h na bilheteria, limitados a duas unidades por pessoa.
“O Preamar Cabano volta em mais um ano para valorizar a memória da nossa cidade, que completará seus 410 anos de história durante as atividades da ação. É uma oportunidade para que toda a população ocupe os espaços e se aproxime da cultura viva, da memória e da história de Belém. E, neste ano, todos terão uma diversidade de programações culturais, além de, claro, gratuidade nos museus, o que é importante para democratizar o acesso a esses espaços”, enfatiza a secretária de Cultura, Ursula Vidal, sobre a nova edição do Preamar Cabano.
Com o Preamar Cabano, a Secult reafirma seu compromisso com a difusão cultural, a educação patrimonial e o fortalecimento das identidades amazônicas, promovendo o acesso democrático a uma programação integrada, plural e de qualidade nos principais equipamentos culturais da capital paraense.
Serviço:
Preamar Cabano
Data: 7 a 18 de janeiro
Programação gratuita
Texto: Maycon Marte (Ascom/Secult)
