Ananindeua celebra 82 anos de fundação com avanços promovidos por investimentos estaduais
Quatro viadutos já foram entregues no município: BR-316 com a avenida Ananin; BR-316 com a avenida Independência; avenidas Mário Covas e Três Corações; e Mário Covas com Independência
Celebrado neste sábado (3), o aniversário de 82 anos de fundação do município de Ananindeua tem diversos motivos a comemorar, sobretudo, pelos avanços nas áreas de infraestrutura, mobilidade urbana, cidadania, segurança e desenvolvimento social, fortalecidos por investimentos do Governo do Estado desde 2019.
Serviços de drenagem, terraplenagem, pavimentação, sinalização e construção de viadutos foram destaques entre os investimentos estaduais em infraestrutura em Ananindeua nos últimos anos. Mais de 30 ruas receberam serviços públicos e quatro novos viadutos foram entregues na cidade para contribuir com o crescimento urbano e para a qualidade de vida da população.
"Essas obras de mobilidade e infraestrutura representam um marco na vida da população, que agora tem mais segurança e agilidade no trânsito, melhorando a qualidade de vida das pessoas que transitam nestas regiões impactadas por estes novos equipamentos”, ressalta Adler Silveira, secretário do Núcleo de Gerenciamento do Transporte Metropolitano (NGTM).
Viadutos - Em 2023, a avenida Ananin e novo viaduto de quatro pétalas construído na via se tornaram nova rota para a população de Ananindeua para a BR-316, o que facilitou a vida de milhares de moradores da Região Metropolitana de Belém (RMB). A via tem 1,8 km de extensão em pista dupla, ciclovia, calçada com acessibilidade, faixas de pedestre, abrigos para passageiros de ônibus e paisagismo com várias mangueiras, ipês, açaízeiros e árvore de ananin, que dá nome à avenida.
Em 2025, mais três equipamentos foram entregues em Ananindeua. O primeiro, em abril, foi o viaduto da BR-316 com a avenida Independência. A estrutura, com 740 metros de extensão e 14 metros de largura, com pistas duplas, sistema de drenagem e iluminação moderna, integra o complexo de intervenções do BRT Metropolitano e representa um avanço significativo na mobilidade urbana e no desenvolvimento regional.
No mês de maio, o Governo entregou o viaduto da avenida Mário Covas com a avenida Três Corações, em Ananindeua, beneficiando mais de 500 mil pessoas. Em outubro, o Viaduto Pastor Gilberto Marques, localizado no cruzamento da avenida Mário Covas com a avenida Independência, foi entregue, promovendo mais fluidez, segurança e qualidade de vida para a população. Entre os objetivos dessas construções estão: reduzir congestionamentos, ampliar a segurança no trânsito e melhorar o deslocamento urbano em toda a RMB.
“O novo viaduto da Mário Covas beneficiou toda a minha família, que precisa se deslocar na área. Ele ajuda a desafogar o trânsito da BR-316 e garante acesso para outras vias da cidade. Recentemente, comecei a utilizar o BRT Metropolitano e ele está trazendo uma melhora gradual para o transporte coletivo da Região Metropolitana de Belém”, conta o estudante João Vitor Gomes, 20 anos, morador do bairro do Coqueiro, em Ananindeua.
Cidadania – Em 2025, a Usina da Paz Icuí-Guajará completou quatro anos. A unidade, que foi a primeira entregue no Pará, já garantiu mais de um milhão de atendimentos. Mais de 70 tipos de serviços e atendimentos integrados são oferecidos no complexo, nas áreas de saúde, assistência social, educação, esporte, cultura, lazer e qualificação profissional. Entre as atividades regulares mais procuradas estão as esportivas, cursos de corte e costura, gastronomia e informática, além das aulas de reforço escolar e atendimentos básicos de cidadania e saúde.
De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a presença da UsiPaz tem contribuído para reduções significativas e constantes nos índices de criminalidade no território do Icuí-Guajará, em Ananindeua. De janeiro a setembro de 2025, casos de crimes violentos letais intencionais tiveram redução de 50%, enquanto casos de roubo caíram 7,5% no local, se comparados ao mesmo período de 2024.
