Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTEGRAÇÃO

Sectet apresenta Observatório de Bioeconomia no Fórum de Mudanças e Adaptação Climática

Gestores públicos, especialistas, representantes da sociedade civil, do setor produtivo e de instituições de ensino debatem os principais desafios e avanços da política climática no Pará

Por Bruna Ribeiro (SECTET)
18/12/2025 19h36

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) participou, nesta quinta-feira (18), do primeiro dia do Fórum Paraense de Mudanças e Adaptação Climática (FPMAC), promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas). O evento reuniu gestores públicos, especialistas, representantes da sociedade civil, do setor produtivo e de instituições de ensino para discutir os principais desafios e avanços da política climática no Pará.

A Sectet apresentou ações já desenvolvidas na área de ciência, tecnologia e inovação e a plataforma Observatório de Bioeconomia, que integra o Plano Estadual de Bioeconomia do Pará. A ferramenta reúne dados produzidos por secretarias e instituições, como a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e o Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, permitindo uma leitura integrada de informações estratégicas sobre sociobiodiversidade e conservação da Amazônia.

Participantes do evento, que visa fortalecer a agenda climática no Pará

“O Observatório da Bioeconomia nasce como uma ferramenta estratégica para integrar dados, ampliar a transparência e qualificar a tomada de decisões. Nosso objetivo é apoiar a formulação de políticas públicas mais eficazes, alinhadas ao Plano Estadual de Bioeconomia e aos desafios das mudanças climáticas, a partir do uso do conhecimento e da ciência”, destacou Renato Cortez, coordenador do Programa Startup Pará.

O Fórum prossegue com apresentação de políticas públicas e experiências que fortalecem a agenda climática estadual e a transição para uma economia de baixo carbono, visando à integração entre conhecimento científico e gestão pública.