Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional do Tapajós transforma cuidado em acolhimento durante ação natalina do projeto "Janelas para o Diálogo"

Iniciativa reforça a humanização do cuidado e promove escuta, afeto e esperança para mães e bebês internados em Itaituba

Por Governo do Pará (SECOM)
17/12/2025 14h25

O Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, no Sudoeste do Pará, encerrou, nesta terça-feira (16), o primeiro ciclo do projeto "Janelas para o Diálogo", iniciado no segundo semestre de 2025. A programação especial contou com uma ação de cunho natalino, voltada para mães e acompanhantes de bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, Pediátrica e Canguru da unidade.

O momento reuniu mães de diferentes regiões do Estado que vivenciam o desafio da internação dos filhos. Entre elas, estava Tariane Nascimento Oliveira, de 20 anos, moradora de Jacundá, próximo a Marabá, na região de Carajás. Em Itaituba acompanhando o filho Noah de Oliveira Ferreira, internado no HRT, ela destacou a importância da iniciativa.

“Aqui eu não me sinto sozinha. Todos os envolvidos na ação estão de parabéns. Esse acolhimento é muito importante em um momento tão delicado”, afirmou a mãe, emocionada com a dinâmica proposta pela equipe.

A atividade central foi a decoração coletiva da árvore de Natal, ornamentada com fotos dos bebês internados vestidos de Papai Noel, bolas natalinas e cartinhas escritas pelas próprias mães, direcionadas ao futuro dos filhos. Além das mães, acompanhantes também participaram da ação, que transformou o ambiente hospitalar em um espaço de afeto, escuta e partilha.

Para a enfermeira responsável pela programação, Dinália Carolina Lopes Pacheco, o objetivo da ação foi ir além do cuidado técnico. “A proposta do Janelas para o Diálogo é criar vínculos, fortalecer emocionalmente essas mães e mostrar que elas são vistas e acolhidas. O clima natalino potencializou esse sentimento de esperança e união”, explicou.

O gerente assistencial do Hospital Regional do Tapajós, Carlos Henrique, também participou da programação e reforçou o compromisso da unidade com a humanização do atendimento. “Tudo foi pensado para que essas mães se sentissem especiais, respeitadas e acolhidas. Sabemos que o período de internação é difícil, e ações como essa fazem diferença no enfrentamento diário”, destacou.

Ainda segundo o gerente, ao longo de 2025, o hospital realizou mais de 50 ações de humanização, envolvendo pacientes, acompanhantes e profissionais. “Essas iniciativas fazem parte de uma política permanente do hospital, que entende o cuidado de forma integral, considerando não apenas a saúde física, mas também o bem-estar emocional de todos os envolvidos”, concluiu.

Desde que foi criado para a população, em 2022, o Hospital Regional do Tapajós já realizou 931 partos, sendo 197 somente de janeiro a novembro de 2025. A unidade também oferece consultas ambulatoriais e exames específicos para gestantes, fortalecendo a rede de atenção materno-infantil na região. 

Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o hospital pertence ao governo do Pará e conta com 153 leitos, incluindo UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal. Com essa estrutura, a unidade tem um papel de destaque na oferta de assistência especializada e descentralização dos serviços médicos.