Festa nas arquibancadas marca abertura do Mundial de Clubes de Vôlei em Belém
Torneio reúne a elite do voleibol internacional e conta com a participação de três equipes brasileiras entre os oito clubes que disputam o título
A Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém, abriu as portas nesta terça-feira (16) de forma histórica para uma das maiores competições do vôlei mundial: o Mundial de Clubes de Vôlei Masculino. Pela primeira vez sediado na capital paraense, o torneio reúne a elite do voleibol internacional e conta com a participação de três equipes brasileiras entre os oito clubes que disputam o título da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). O evento é realizado em parceria com a HM7 e tem apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
A abertura do torneio teve como destaque o atual campeão, Sada Cruzeiro, que busca se consolidar como o maior vencedor da história da competição. No entanto, a estreia não foi como a torcida esperava. A equipe brasileira foi derrotada por 3 sets a 0 pelo Osaka Bluteon, do Japão, com parciais de 25/14, 25/18 e 25/14.
Apesar do revés do time brasileiro, a torcida fez a festa nas arquibancadas do Mangueirinho. Famílias, jovens e apaixonados pelo vôlei celebraram cada lance e demonstraram entusiasmo e alegria por assistir de perto uma competição de nível mundial, transformando a arena em um grande espetáculo de cores, cantos e emoção.
Para o estudante João Silva, 17 anos, a oportunidade de assistir ao torneio é especial. “É uma experiência única. A gente costuma ver esses jogos só pela televisão, e poder estar aqui, ao vivo, na minha cidade Belém, é motivo de muita alegria”, disse.
O Brasil é o país com maior representatividade no torneio. O Cruzeiro, campeão da Superliga 2024/25 e detentor de cinco títulos mundiais, marca que iguala o recorde do italiano Trentino, aparece como um dos grandes favoritos ao título. Além da partida de estreia do time mineiro, a segunda partida do dia foi entre o Perugia, da Itália, que venceu o Al Swehly, da Líbia, por 3 sets a 0.
Os outros dois representantes brasileiros, ambos integrantes do Grupo A, estreiam ainda nesta terça-feira. O Praia Clube, vice-campeão Sul-Americano, enfrenta o Al-Rayyan, do Catar, às 17h. Já o Vôlei Renata, de Campinas, que garantiu vaga como país-sede, encara o Zawiercie, da Polônia, às 20h30.
Grupos e fases - O Mundial de Clubes está dividido em dois grupos, com quatro equipes cada, que se enfrentam em sistema de pontos corridos até quinta-feira (18). Os dois melhores colocados de cada chave avançam às semifinais, marcadas para sábado (20). A grande final e a disputa pelo terceiro lugar acontecem no domingo (21).
As oito equipes foram divididas em dois grupos:
Grupo A
Vôlei Renata / Campinas (Brasil)
Praia Clube (Brasil)
Al-Rayyan (Catar)
Warta Zawiercie (Polônia)
Grupo B
Sada Cruzeiro (Brasil)
Perugia (Itália)
Osaka Bluteon (Japão)
Asswehly (Líbia)
Tabela da primeira fase
16 de dezembro
10h – Cruzeiro 0 x 3 Osaka
13h – Perugia 3 x 0 Asswehly
17h – Al-Rayyan x Praia Clube
20h30 – Vôlei Renata/Campinas x Zawiercie
17 de dezembro
10h – Cruzeiro x Asswehly
13h – Perugia x Osaka
17h – Al-Rayyan x Zawiercie
20h30 – Vôlei Renata/Campinas x Praia Clube
18 de dezembro
10h – Cruzeiro x Perugia
13h – Asswehly x Osaka
17h – Praia Clube x Zawiercie
20h30 – Vôlei Renata/Campinas x Al-Rayyan
Belém é a quinta cidade brasileira a sediar o Mundial de Clubes de Vôlei Masculino. Antes, o torneio já passou por São Paulo, Betim, Belo Horizonte e Uberlândia, reforçando a relevância do Brasil no cenário internacional da modalidade.
