Gestão da Seduc dialoga com a comunidade escolar da Diretoria Regional de Ensino 9
Quatro escolas foram classificadas como emergenciais para a solução de questões técnicas, estruturais e pedagógicas
A comitiva da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) percorreu, nesta terça-feira (16), escolas vinculadas à Diretoria Regional de Ensino (DRE) Belém 9, para dialogar e promover escuta ativa na comunidade escolar. O titular da Seduc, Ricardo Sefer, acompanhou as visitas às escolas estaduais Raimundo Martins Viana, Maria Gabriela, Palmira Gabriel, São Pedro e Fé em Deus.
As unidades foram classificadas como demandas emergenciais para a resolutividade de questões técnicas, estruturais e pedagógicas. O secretário falou sobre os desafios na busca pelo aprimoramento contínuo da qualidade da educação pública no Pará.
Aprimoramento - Ricardo Sefer disse que “a gente tem muito pra fazer, tem muita escola precisando de infraestrutura e completar seu corpo de pessoal. Ainda podemos, e vamos avançar muito mais, nas nossas práticas pedagógicas, que é para isso que a gente está aqui. Eu estou aqui para ouvir de vocês o que precisam fazer, o que precisam ter pra fazer um trabalho sempre melhor”.
A DRE 9 é responsável por gerenciar 21 escolas, com 12 mil alunos matriculados no ano letivo de 2025. O encontro foi acompanhado pelo dirigente Roberto César, que apresentou ao secretário a demanda individual das escolas e também da Diretoria Regional de Ensino.
Ele contou que a visita do secretário, para ver de perto a realidade do cotidiano escolar, é fundamental para melhorias céleres e eficazes. "Um momento ímpar para nós, enquanto DRE, receber a visita do secretário de Estado de Educação, para que possa fazer, através de uma escuta ativa, a oitiva de nossas necessidades. Algo muito interessante poder presenciar, neste momento histórico, essa aproximação da realidade do secretário às suas unidades de ensino. Isso tem ficado marcado para todas as unidades, que têm recebido o secretário, poder mostrar, na experiência, o que é fazer a educação pública com qualidade", disse Roberto César.
Ainda segundo o dirigente, "são histórias que se repetem nos quatro cantos desse Estado, em que profissionais, quer estejam em sala de aula, na gestão, na portaria ou na cantina da escola, dão o seu melhor para que possamos efetivar uma educação pública com qualidade. A chegada do secretário até esses espaços tem marcado a valorização do profissional de educação, importante na construção dessa política pública que tem se constituído dentro do Estado do Pará".
