Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran concentra esforços nas operações Transitando nos Bares e Lei Seca em Salinas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/07/2015 19h21

As ações educativas e de fiscalização do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) em Salinópolis ganharam maior dinamismo neste terceiro final de semana das férias de julho. Desde a última sexta-feira, 17, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito do órgão realiza a operação "Transitando nos Bares", que percorre os estabelecimentos localizados ao longo da orla do Maçarico para conscientizar a população acerca dos perigos da combinação álcool e direção. Focada no mesmo tema, a equipe de fiscalização está à frente da Operação Lei Seca, que acompanha a movimentação no entorno da praia do Atalaia.

A ação educativa se dá por meio de uma abordagem descontraída aos frequentadores dos bares na orla, onde após uma conversa sobre os riscos de se dirigir sob efeito de álcool, eles são convidados a fazer o teste do “bafômetro”. A atividade, de caráter educativo, é feita em parceria com agentes de trânsito.

O funcionário público Carlos Lobato foi um dos que decidiu enfrentar o teste. De antemão avisou que havia ingerido álcool, a latinha de cerveja na mesa não negava, e que a direção do carro da família estava sob os cuidados do sobrinho naquela noite. “É importante essa conscientização, pois preservo muito a minha família, e esse contato descontraído da abordagem de vocês surte mais efeito, pois não culpabiliza quem bebe, apenas quem faz isso e depois pega o volante”, disse. O teste de Carlos apontou média de 1.8, o que caracterizaria crime de trânsito. Já o sobrinho, eleito o motorista da noite, estava sóbrio.

Outra ação realizada pelo Detran é a “Van Educativa”. Posicionada em frente a um dos bares da orla, ela é voltada ao público que circula pelo local. As pessoas são convidadas a entrar no veículo, onde recebem uma pequena palestra sobre conscientização no trânsito ministrada pelo sociólogo João Veiga, coordenador de Cultura de Trânsito do órgão. “A palestra mostra, por meio de vídeos educativos, a importância de não dirigir após a ingestão de bebida alcoólica”, pontua Veiga.

A meta nas duas ações é abordar uma média 40 pessoas por noite. Este é um projeto piloto que culminará em ações maiores nos próximos meses. Para uma aceitação melhor, agentes de educação reuniram com os donos dos bares nos dias que antecederam à ação para explicar a importância do projeto e firmar parcerias no sentido de utilizar o espaço físico dos mesmos para dar maior visibilidade aos banners e cartazes da campanha. “Essa parceria é fundamental para o sucesso do projeto e também é importante que os donos dos estabelecimentos se preocupem com o bem estar da sua clientela nesse sentido”, pontua Diego Valente, coordenador de Educação do Detran.

Já a fiscalização do órgão vem ao encontro dos números apresentados pelo município, que ainda são preocupantes. Só na madrugada de sábado, na praia do Atalaia, dez crimes de trânsito foram registrados. Os números somam-se aos acidentes ocorridos pelo mesmo motivo no balneário.

A Operação Lei Seca iniciou às 23h de sexta-feira e segue até este domingo, repetindo-se em todos os finais de semana de julho, quando o Detran, em parceria com a Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual, organiza o estacionamento dos carros que seguem para as barracas mais procuradas pelos frequentadores da praia durante a noite. A ação também tem evitado os furtos de carros da região, já que os mesmos ficam sob o campo de monitoramento da Polícia. O escrivão Davi Rodrigues, que atua no município, diz que tem percebido a mudança. “A gente observa que tem diminuído bastante essa questão dos furtos de carros aqui na delegacia e a ajuda do Detran tem sido fundamental nesta questão”.

Após o ordenamento, os agentes do Detram montam barreiras no entorno da praia para que os motoristas sejam fiscalizados na saída dos eventos que ocorrem na madrugada, utilizando os etilômetros. Todos os casos relacionados à infração e crimes de trânsito são autuados de imediato. “Já chegamos a 36 casos de alcoolemia e ainda estamos na metade do mês. O número é preocupante, pois corresponde ao observado durante o mês inteiro em julho do ano passado”, afirma Walmero Costa, coordenador de operações do Departamento.

Outras ações – Pelas manhãs, as tradicionais blitzen educativas ocorrem em diversos pontos da cidade e na praia do Atalaia. Uma parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJE) foi firmada para distribuição de material educativo e abordagem aos condutores no acesso ao Atalaia. Para a desembargadora Vânia Fortes, coordenadora dos Juizados Especiais, esta é uma parceria muito bem vinda. “Qualquer ação com o objetivo de trazer paz neste período intenso de veraneio é importante e estamos aqui para somar”, afirma. As palestras educativas, abordagens, distribuição de material e demais ações voltadas ao público continuam até o final do mês.

Já a fiscalização passou a utilizar neste final de semana os quadriciclos adquiridos recentemente pelo órgão. Eles serão mais uma ferramenta nas ações de fiscalização dos quadriciclos que circulam pela praia no espaço destinado a eles, além de auxiliar na fiscalização da prática de kind surf.