Voluntários que atuam na Santa Casa recebem homenagens
Atualmente cerca de 100 voluntários desenvolvem ações voltadas ao bem-estar dos pacientes internados na instituição
Mais de 30 pessoas ligadas a grupos de voluntariado que desenvolvem ações na Santa Casa participaram, na manhã de hoje, do III Encontro alusivo ao Dia do Voluntário na Santa Casa, coordenado pelo Comitê de Humanização do hospital com o objetivo de confraternizar e agradecer aos voluntários pela atuação na instituição.
“Esse trabalho voluntário é essencial, porque vai além do cuidado físico. São cuidados espirituais mesmo, pra dar ânimo, força. Então é apoio extra que a gente tem e como equipe, a gente do comitê viu a necessidade de dar esse agradecimento ao trabalho deles, porque eles não recebem nada pra fazer isso e obedecem religiosamente a atividade. Se é toda quarta, toda quarta tão aqui, eles se comprometem”, afirma Andresa Ferraz, coordenadora do Comitê de Humanização da Santa Casa.
Atualmente cerca de 100 voluntários desenvolvem ações voltadas ao bem-estar dos pacientes internados na Santa Casa. Entre eles estão os integrantes da Associação dos Voluntários de Assistência Social da Santa Casa de Misericórdia do Pará (Voscamp), que atua há cerca de cinco décadas dentro da Santa Casa.
“Muita gente luta numa enfermaria, mas elas estão sofrendo de solidão. Quando a gente chega com um sorriso, um bom dia, uma palavra amiga, uma palavra cristã, as coisas todas mudam. E nosso trabalho é da misericórdia do Senhor, né? De mensagens, de itens de higiene pessoal, porque eles precisam de tudo, não somente do amor, do carinho, da palavra e do afeto, mas também das coisas materiais”, ressalta Gláucia Cabral, voluntária ligada à Voscamp.
Durante a programação, alguns voluntários deram seus depoimentos sobre o trabalho que desenvolvem junto aos pacientes e muitos deles relataram que a atenção e o cuidado que oferecem aos enfermos, volta para o voluntário não só em forma de gratidão.
“Quando a gente leva a palavra, a gente vê que o sorriso fica estampado no rosto das pessoas, elas se sentem felizes, se sentem gratificadas e a gente também sai feliz daqui. E a gente também agradece muito o hospital por abrir as portas para a gente, porque muitas das vezes a gente vai em outros hospitais e eles fecham as portas, mas a Santa Casa abriu as portas para a gente. Eu tenho me sentido muito feliz com isso e muito abençoado”, destaca o pastor Ricardo Antunes, voluntário do grupo Amar e Servir.
Desde de 2023 a atuação dos voluntários na Santa Casa passou a ser coordenada pelo Comitê de Humanização da Santa Casa, que normatiza o calendário de visitas e orienta os voluntários sobre as regras de circulação no hospital.
Para realizar atividades como voluntário na Santa Casa ou contribuir com doações voltadas às atividades de voluntariado, o interessado deve primeiro entrar em contato com o hospital por meio do e-mail do comitê de humanização: cmhu@santacasa.pa.gov.br, que responderá com todas as orientações necessárias para o cadastro de voluntário.
