Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOMENTO

Sedap repassa 90 mil mudas de bananeiras aos produtores de cacau em 2025

Foco é beneficiar o maior número possível de produtores na implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) de produção cacaueira

Por Lorena Esteves (SEDAP)
03/12/2025 12h12

Além de realizar o sombreamento do cacaueiro, as mudas de bananas alimentam as famílias e são fonte de renda complementar aos agricultores. Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) já repassou, somente neste ano, 90 mil mudas para diferentes Regiões de Integração do Estado, por meio da Gerência de Fruticultura e do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura no Estado do Pará (Procacau).

Na manhã desta quarta-feira (3), houve a entrega de duas mil mudas para o município de Moju, nordeste do Pará. As bananeiras estão sendo distribuídas aos cacauicultores em quantidades suficientes para multiplicação e fomento à implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), já que o cacaueiro não pode ser plantado em pleno sol.

Segundo o secretário de Estado da Sedap, Giovanni Queiroz, as mudas são resistentes e de alta qualidade. “Essa é uma muda especial, de alta qualidade e resistente às doenças ou pragas, para que nós possamos fazer inicialmente o sombreamento do plantio do cacau, mas principalmente, ampliar o fomento à produção de banana”, destaca. 

Para o presidente do sindicato de produtores de Moju, David Ferreira, além de fazer o sombreamento da lavoura cacaueira, as mudas também servem como uma renda complementar aos produtores.

“Nós já recebemos aqui da Sedap mais de 30 mil mudas de banana, nos últimos quatro anos, que foram distribuídas para os agricultores familiares de Mojú. Então, hoje, nós já temos uma produção bastante significativa no município e essas mudas são complemento do alimento da família, da merenda escolar das escolas e o excedente para uma renda adicional para os agricultores”, explica. 

Qualidade das mudas - O gerente de fruticultura da Sedap, Geraldo Tavares, explica que essas variedades de muda da bananeira, a BRS Pacola e a BRS Terra Anã, são reconhecidas por sua tolerância à sigatoka-negra, que é a principal doença da bananeira, e por apresentarem resistência a outras doenças fúngicas. “Isso é importante, porque quando o agricultor recebe uma variedade dessa, ele está recebendo uma muda endêmica, ou seja, sem problema nenhum de pragas e doenças, além de alta produtividade”, reforça Tavares. 

De acordo com o gerente de fruticultura, uma muda custa em torno de R$ 6, considerando o frete para ser levada para vários municípios do Estado. O valor total investido no Projeto de Fomento de Mudas de Bananeiras para fins de Sombreamento e de Renda Complementar às Lavouras Cacaueiras do Estado é de R$ 631.000,00, aprovado pelo Conselho Gestor do Funcacau.