Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANEJAMENTO
English Version

Primeira fase do Enem em Belém, Ananindeua e Marituba é concluída sem ocorrências

Segup, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, coordenou as ações que garantiram tranquilidade em 202 locais de provas nos três municípios

Por Roberta Meireles (SEGUP)
30/11/2025 19h54

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizada, neste domingo (30), nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, finalizou sem registros de ocorrências policiais nas 202 escolas onde o Exame foi aplicado. As ações da Operação “Enem 2025” desenvolvidas nesta etapa envolvem aproximadamente 1,4 mil agentes, atuando nas atividades coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que são essenciais para o êxito do certame.

Após o final do certame, a PM garantiu a escolta reversa das provas, apoiando o trabalho dos Correios

Para o secretário-adjunto Operacional da Segup, coronel PM Ed-Lin Anselmo, o primeiro dia de aplicação de provas em três municípios da Região Metropolitana de Belém ocorreu dentro do planejamento e conforme o esperado pelos órgãos de segurança.

“Hoje, nós começamos as ações cedo com a mobilização das equipes e o posicionamento da polícia ostensiva nos locais de prova. Depois, garantimos a segurança na escolta das provas para os locais de aplicação, saindo da base dos Correios. E seguimos aqui acompanhando o monitoramento, desde o início da prova até a finalização. Não tivemos nenhuma intercorrência que tenha atrapalhado os candidatos. Além de não termos registrado nenhuma ocorrência policial. Portanto, o certame aconteceu conforme o planejado dentro das três cidades da Região Metropolitana de Belém, com quase 200 mil pessoas inscritas, um número bastante elevado e, felizmente, sem algo que pudesse atrapalhar. Agora, vamos iniciar a escolta reversa das provas até a central. Nossa expectativa é a melhor possível para a segunda etapa, que será no próximo final de semana, com esse mesmo dispositivo montado, com as mesmas equipes aqui nesse centro integrado, as forças nas ruas, para que tudo ocorra com tranquilidade e segurança”, disse o coronel PM Ed-Lin Anselmo.

Cerca de 1,4 mil agentes participaram da primeira etapa do Exame em Belém, Ananindeua e Marituba

Escolta reversa - Com 202 locais de aplicação de prova, a escolta dos malotes até esses locais, feita pela Polícia Militar em apoio aos Correios, iniciou às 10h e foi concluída às 12h. Com a finalização da prova às 19h, a equipe realiza a escolta reversa das provas, que são encaminhadas às unidades centralizadoras, de onde serão enviadas ao Estado de São Paulo para correção. Até 19h50, o percentual de provas coletadas na escolta era de 5%, com previsão de finalizar às 22h deste domingo.

Conforme a coordenação da Segup, que alinha as informações repassadas pelas forças de segurança atuantes na operação, das 8h, quando iniciaram as atividades de monitoramento no CICC, às 19h, com a  conclusão da prova, nenhuma ocorrência policial foi registrada. 

Durante o certame, a movimentação nos locais de provas contou com monitoramento das câmeras de segurança instaladas na Região Metropolitana de Belém, além dos totens de segurança pública. As imagens foram monitoradas a partir do Centro Integrado de Comando e Controle e do Centro Integrado de Operações (CIOp - 190).

Sem interrupção - Segundo representantes da concessionária de energia elétrica, presentes no CICC, não houve nenhum registro de interrupção de energia elétrica nos locais de prova. Portanto, em todos os locais a aplicação da prova seguiu sem nenhuma paralisação.

As ações de segurança que envolvem as escoltas dos malotes de provas, monitoramento das câmeras de segurança no entorno dos locais de provas e vias de acesso, o ordenamento do fluxo de trânsito nas vias e o reforço do policiamento ostensivo nos locais, foram realizadas de forma integrada, por representantes da Segup, via Grupamentos Aéreo (Graesp) e Fluvial (GFlu) de Segurança Pública; Centro Integrado de Operações; polícias Civil, Militar e Científica; Departamento de Trânsito do Estado (Detran); Guardas Municipais e órgãos de trânsito municipais, além da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Correios, Exército, Equatorial (concessionária de energia elétrica) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o certame.