Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hemopa promove caminhada no Parque do Utinga para celebra Mês do Doador de Sangue

Atividade buscou sensibilizar a população para a importância da doação de sangue para salvar vidas, e assim ampliar o número de doadores fidelizados

Por Aline Seabra (HEMOPA)
30/11/2025 17h58

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou, na manhã deste domingo (30), uma caminhada no Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, em Belém, alusiva ao Mês do Doador de Sangue. A ação integrou a programação de novembro, dedicada a homenagear os voluntários e reforçar o tema da campanha deste ano: “Salve vidas hoje, salve vidas sempre”.

Programação ao ar livre reforçou a importância da doação voluntária de sangue

O evento reuniu doadores regulares, novos voluntários, servidores da instituição, grupos sociais e frequentadores do Parque, que participaram do percurso voltado à promoção da saúde e à conscientização sobre a importância da doação de sangue. As equipes do Hemopa também orientaram o público sobre critérios para doação, intervalos entre coletas e formas de agendamento.

Representando o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, a diretora Administrativa e Financeira, Taísa Vieira Amador, destacou o impacto da mobilização. “É uma honra estar aqui neste ato tão importante para a divulgação da doação de sangue. Fiquei muito feliz com o número de pessoas que conseguimos agregar hoje. Pessoas que se predispuseram a acordar cedo para participar dessa sensibilização. Com um ato tão simples e tão significativo, conseguimos salvar tantas vidas”, afirmou o gestor. Segundo ela, a iniciativa já apresenta resultados concretos. “Sempre que realizamos a caminhada, percebemos um reflexo muito positivo no aumento das doações”, completou.

Gerente Juciara Farias. 'evento celebra o voluntariado e incentiva novos doadores'

Saúde e entretenimento - A gerente de Captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias, reforçou que a caminhada encerra o ciclo de homenagens ao doador voluntário. “A nona caminhada associou saúde, alegria e entretenimento, que são conquistas merecidas pelos nossos doadores, sejam eles de primeira vez ou de repetição. Foi uma manhã maravilhosa, fortalecida pelo voluntariado de quem passou o ano todo doando, e hoje veio celebrar esse gesto”, disse ela, destacando ainda o convite aos novos voluntários. “A caminhada tem esse clamor social. Todos que estiveram aqui hoje caminharam pela vida, e são convidados a ter essa atitude tão importante. A doação de sangue salva tantas vidas”, reforçou.

Rubens Júnior participou da caminhada e ressaltou que 'doar sangue é um ato de amor ao próximo'

Participante inscrito na programação, o administrador Rubens Júnior, 30 anos, disse que buscou unir saúde e solidariedade. “A minha maior motivação é cuidar da minha saúde, movimentar o corpo, melhorar a circulação. Doar sangue é uma alegria, porque é um ato de amor ao próximo. A gente se sente útil e feliz”, afirmou, alertando a quem ainda tem receio: “Para quem tem medo é importante ir lá, fazer o teste e acabar com esse medo. Não dói. É uma satisfação muito grande vencer essa barreira e ajudar quem precisa”.

Ao final da caminhada, os participantes concorreram a brindes oferecidos pela Fundação Hemopa, incluindo bicicletas, utensílio doméstico, garrafas térmicas, capacetes de ciclista e ecobags, como forma de incentivar a participação e agradecer pelo engajamento do público na ação.

Ao longo de novembro, a Fundação Hemopa promoveu mobilização em unidades próprias e coletas externas, com parcerias institucionais, atividades educativas e estratégias para ampliar o número de voluntários fidelizados.

Com informações de Bianca Farias - Ascom/Hemopa