PCT Guamá recebe representantes de novos laboratórios associados
Edital aberto em março já credenciou 17 novos laboratórios e tem a expectativa de ampliar a adesão de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento
O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá recebeu, na manhã desta sexta-feira (28), representantes de 17 novos laboratórios associados a partir do edital de "Seleção Pública para Laboratórios Associados ao Ecossistema do PCT Guamá". A manhã de apresentações faz parte de uma iniciativa que visa atrair novos laboratórios que possam somar à missão da instituição, de estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável, visando à melhoria da qualidade de vida da população.
Para o diretor-presidente da Fundação Guamá, administradora do Parque, professor João Weyl, esse é um momento importante para “conhecer e para a gente apresentar o que o Parque passa a oferecer a eles em termos de facilidade, de contratação, de uso e facilidade, de auditório do nosso programa, de alavancar empresas, formação, treinamento, a questão de consulta, realização de eventos”.
O edital, aberto em março deste ano, e com fluxo contínuo de submissão, já credenciou 17 novos laboratórios e tem a expectativa de ampliar a adesão de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. “A partir de agora, o nosso grupo da Diretoria Técnica vai fazer um estudo em cima desse portfólio aqui, dessas agregações. Vamos fazer outra roda de conversa com os coordenadores, para entender o que a gente precisa fazer para alavancar serviços, e, certamente, porque a gente tem andamento, agora a gente já sabe onde é que podemos trabalhar com mais eficiência para um trabalho complementar e amplo”, afirma Weyl.
Integração multidisciplinar - O edital integra laboratórios de diferentes áreas do conhecimento científico como o Laboratório de Biomateriais, Bioprodutos e Tecnologias de Biofabricação (Labbio), sediado no Instituto de Ciências Biológicas (ICB-UFPA). De acordo com Marcele Passos, docente da Faculdade de Biotecnologia e coordenadora do Labbio, a adesão ao Ecossistema do Parque visa, primeiro, “conseguir gerar produtos que sejam alinhados com a sociobiodiversidade, fortalecendo a economia local. Além disso, poder gerar serviços para a sociedade de uma forma menos burocrática. Além da capacitação e formação de recursos humanos qualificados, com, por exemplo, criação de cursos de pós-graduação”.
A ampliação no número de associados visa aumentar não apenas o quantitativo de pesquisas desenvolvidas no centro, mas proporcionar interação entre pesquisadores para o compartilhamento de tecnologias e inovação na Amazônia. O professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), campus Paragominas e coordenador do Laboratório de Computação Aplicada, Marcos Braga, destaca que a adesão ao ecossistema amplia os horizontes do laboratório.
“Primeiro, a possibilidade de captação de recursos, de mais financiamentos, que nossos projetos dependem disso, e segundo, a possibilidade de nós oferecermos as soluções que a gente já tem desenvolvidas, na área da saúde, na área da educação. Então, através da Fundação, a gente consegue abrir esse leque e ofertar os nossos produtos, as nossas soluções tecnológicas e de inovação para a população, para a sociedade, para a indústria, para o governo, que possam abarcar essas soluções, essa é a ideia principal num primeiro momento”, afirma o professor.
Novos parceiros - Primeiro parque tecnológico da região Norte, o PCT Guamá ocupa uma área entre os campi da UFPA e Ufra, e conta com um ecossistema rico em biodiversidade o complexo abriga mais de 30 empresas residentes, mais de 40 associadas, 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, além da Escola Técnica Dr. Celso Malcher.
Os novos membros somam cerca de 200 pesquisadores entre coordenadores e bolsistas de graduação e pós-graduação. Os representantes de laboratórios interessados em integrar a rede podem submeter suas inscrições através do link para formulário de submissão. Para acessar o edital completo com objetivos e critérios de participação, basta acessar o site da Fundação Guamá.
