Atletas realizam campanha de doação de sangue no Hemopa
Responsáveis por 48% das doações de sangue efetivadas na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), os jovens com idade entre 18 e 29 anos, foram representados pela campanha Sangue Verde, iniciativa do time Vingadores Futebol Americano, que trouxe aproximadamente 20 atletas e amigos para a doação voluntária de sangue na sede do hemocentro, no final da tarde desta última terça-feira, 21.
“Esta é a segunda campanha que realizamos este ano. Aproveitamos justamente um período que apresenta redução no comparecimento de doadores para darmos nossa contribuição. É importante que atletas como nós ajudem a salvar vidas”, afirmou o empresário Khallil Khawage, 33, doador de sangue O Positivo desde o ano passado.
Para o estudante de Direito Felipe Simões Peixoto, 23, a campanha realizada pelo time só tem a somar com as atitudes de um esportista e estimula ainda mais tanto os que já são doadores, como os que doaram a primeira vez. “Isso nos faz atletas 100%, dentro e fora do campo. E ganha mais importância pelo período em que estamos, quando o Hemopa precisa de maior empenho da sociedade. Fazemos a nossa parte”, declarou Felipe Peixoto.
Além de doar sangue, o jogador foi responsável pela primeira doação da namorada, a advogada Larissa Medeiros Rocha, 23. “Sempre tive vontade de doar, mas sempre tinha algum impedimento. Acho interessante a ação do time. São pessoas cheias de saúde que podem praticar uma boa ação”, disse a jovem, que prometeu se tornar uma doadora assídua.
A assistente social Aparecida Salgado, da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa destacou que a atividade organizada pelo time de futebol americano demonstra a associação da doação voluntária de sangue com o esporte. “É um grande privilégio, pois tratam-se de pessoas que a princípio, atendem os critérios básicos para a prática do gesto. Além de estimular o segmento jovem e contribuir para a construção de uma nova mentalidade sobre a doação voluntária de sangue”, atestou Aparecida Salgado.
A servidora lembrou ainda que embora este seja um período de férias escolares, a atividade transfusional não diminui e costuma apresentar um aumento em torno de 20%, muito em virtude dos acidentes de trânsito nas estradas. “Pedimos às pessoas que venham até uma de nossas unidades na capital e no interior do Estado, bem como parentes e familiares de pacientes da rede hospitalar, para que façam sua doação e nos ajudem a manter nosso estoque estratégico em equilíbrio”, convidou a assistente social.
Para doar sangue - É necessário estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos devem ser acompanhados dos pais ou responsável legal); pesar no mínimo 50 kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher a cada três.
Serviço: A Fundação Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, nº 2.109, e no acesso ao Pórtico Metrópole pelo Shopping Castanheira (BR-316, KM 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados de julho, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280 8118.