Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Unidades de saúde estaduais debatem sobre ética, saúde mental e segurança do paciente

Rodadas de palestras terminam nesta sexta-feira (28) em três regiões durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat)

Por Governo do Pará (SECOM)
27/11/2025 09h37

Entra na reta final, nesta sexta-feira (28), a programação integrada da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), que debate ética profissional, saúde mental no trabalho e práticas de segurança no atendimento à população nas unidades de saúde do Governo do Pará.

Ao longo da semana, equipes de Belém, Marabá e Tucuruí têm participado de palestras, rodas de conversa e discussões estratégicas que reforçam a importância de ambientes laborais preparados para oferecer assistência mais humana e eficiente.

Neste ano, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho destaca três eixos centrais: saúde mental no trabalho, ética e respeito nas relações profissionais, e fortalecimento das práticas de segurança do paciente. O objetivo é reforçar a importância de ambientes laborais mais seguros, acolhedores e orientados à integridade — pilares que impactam positivamente no acolhimento dos pacientes e acompanhantes do Sistema Único de Saúde (SUS). 

As atividades estão acontecendo no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) e na Policlínica Metropolitana, em Belém; no Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) e na Policlínica/Natea de Carajás, em Marabá; e na Policlínica/Natea de Tucuruí. Todas as unidades são gerenciadas pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA).

Boas práticas e condutas contribuem para a proteção da vida 

Entre os destaques da semana, a palestra “Acidente de Trabalho – Conhecer para Prevenir”, realizada no dia 25, reforçou a relevância da segurança do colaborador como fundamento para um cuidado mais qualificado. A engenheira de Segurança do Trabalho do ISSAA, Janaina Leal, lembrou que a prevenção deve ser rotina diária: “Cada conduta segura protege vidas. Quando cuidamos do trabalhador, cuidamos do paciente.”

Na quarta-feira (26), as atenções se voltaram para um tema cada vez mais urgente nas instituições de saúde: ética, respeito e combate ao assédio moral. A palestra conduzida por Bianca Chamma, gestora jurídica, e Marcelo Augusto Silva, gestor de Compliance do ISSAA, reforçou que relações profissionais saudáveis são determinantes para equipes mais integradas e serviços mais efetivos. “O assédio moral destrói vínculos e compromete a qualidade do atendimento. Falar de ética é proteger pessoas e fortalecer instituições”, destacou Bianca.

Tema 

Em 2023, a Sipat traz como eixo principal a Saúde Mental no Trabalho, abordando sinais de adoecimento emocional, estratégias de acolhimento e a importância de ambientes que favoreçam o equilíbrio e a escuta. O tema tem permeado as atividades e chamado atenção para uma demanda crescente nas equipes de saúde.

Encerramento amanhã

A programação segue até amanhã (28) com novas palestras, ações educativas e momentos de diálogo que continuam mobilizando centenas de profissionais nas três regiões.
Mesmo na reta final, a Sipat mantém o foco na valorização das equipes, na construção de ambientes laborais éticos e na consolidação de uma cultura permanente de segurança — compromissos fundamentais para fortalecer a assistência prestada à população paraense.