Rede de águas e esgotamento sanitário de Barcarena será expandida até o Distrito Industrial
Codec e Águas de São Francisco definiram os primeiros encaminhamentos para discutir planejamento e estratégias para criar a infraestrutura operacional, beneficiando empresas já instaladas e futuros empreendimentos
A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) reuniu-se, nesta sexta-feira (14), com representantes da Águas de São Francisco (ASF) para alinhar os primeiros passos para a oferta de abastecimento de água tratada, saneamento e tratamento de efluentes do Distrito Industrial de Barcarena.
O encontro marca o início de um processo de cooperação técnica que busca fortalecer a infraestrutura do distrito, garantindo condições adequadas, tanto para as empresas já instaladas quanto para os futuros empreendimentos, especialmente diante da expectativa de desenvolvimento gerada pela futura ZPE Barcarena.
Participaram da reunião o diretor da unidade da concessionária, Aguinaldo Mendes, e o coordenador regional, Tomás Menezes. Pela Codec, estiveram presentes o diretor de Estratégia e Relações Institucionais, Pádua Rodrigues, e o diretor de Atração de Negócios e Investimentos, Manoel Ibiapina.
A concessionária apresentou a estrutura instalada em Vila do Conde, onde opera uma Estação de Tratamento de Água e uma Estação de Tratamento de Esgotos. Essa infraestrutura, utilizada inicialmente para viabilizar a universalização do abastecimento e do saneamento na área urbana de Barcarena, agora cria as condições para expandir o atendimento ao setor industrial.
Segundo a Águas de São Francisco, a rede existente permite o início de um trabalho integrado com o distrito, com possibilidade de implantação gradual de soluções de água e esgoto conforme a demanda das empresas.
O diretor Pádua Rodrigues explicou que o Distrito Industrial ainda passa por etapa de ordenamento fundiário, conduzida pela Codec desde 2019, o que exige alinhamento prévio antes de qualquer intervenção física, especialmente na implantação de redes, de modo a compatibilizar os percursos da rede, de acordo com as vias de acesso.
“A implantação do distrito, na década de 1970, ocorreu de forma desestruturada e sem projeto urbanístico e de loteamento, o que levou à disposição despadronizada das áreas até hoje ocupadas. Desde 2019, a Codec conduz um amplo processo de ordenamento fundiário, organizando as áreas já vendidas e estruturando as áreas remanescentes em projetos de vias e de lotes, junto ao Cartório de Registro de Imóveis de Barcarena”, destacou Pádua Rodrigues.
“Portanto, é muito importante e oportuno esse alinhamento com a concessionária Água de São Francisco, a fim de conciliar os projetos para melhor atender à comunidade empresarial. Esse processo garante organização, planejamento e segurança operacional para todos”, concluiu.
O diretor Aguinaldo Mendes reforçou que a concessionária tem condições de iniciar o atendimento industrial de maneira imediata e planejada. “Com a estrutura já instalada em Vila do Conde, temos condições de iniciar o atendimento ao Distrito Industrial. Será o início de um trabalho integrado, levando soluções de água e esgoto conforme a demanda das empresas que já estão no distrito e também das que vão se instalar, sempre em alinhamento com a Codec”, afirmou Aguinaldo Mendes.
Ao final da reunião, a Águas de São Francisco informou que enviará um ofício com as informações técnicas detalhadas para o início dos trabalhos. A Codec, por sua vez, realizará comunicação institucional às empresas instaladas no distrito, informando sobre o serviço.
O diretor de Atração de Negócios e Investimentos da Codec, Manoel Ibiapina, avaliou que a iniciativa reforça a preparação do distrito para a expansão produtiva que Barcarena vivencia. “A ampliação dos serviços de água e esgoto fortalece o ambiente de negócios e cria condições fundamentais para novas empresas se instalarem, além de apoiar diretamente quem já está operando. É um passo estratégico para destravar investimentos e ainda acompanhar o avanço da futura ZPE de Barcarena”, disse.
A reunião encerrou com o entendimento de que a cooperação técnica entre a Codec e a Águas de São Francisco será decisiva para elevar o nível de infraestrutura do Distrito Industrial de Barcarena, contribuindo para a atração de novos empreendimentos e o desenvolvimento econômico do município.
