Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
English Version

Negociações entre Codec e Fertimaxi avançam e visita técnica a Itaituba será realizada em dezembro

Indústria de fertilizantes mira polo logístico estratégico e Estado acelera alinhamentos para receber novo investimento

Por Thais Menezes (CODEC)
11/11/2025 15h00

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) avançou em mais uma etapa nas negociações com a Fertimaxi, indústria baiana de fertilizantes NPK que avalia expandir sua atuação para o Pará. Neste momento, o interesse da empresa está concentrado no polo logístico de Miritituba, em Itaituba, onde realizará visita técnica em dezembro próximo. A companhia também analisa, em perspectiva futura, possibilidades de instalação no Distrito Industrial de Barcarena.

A reunião on-line, realizada nesta terça-feira (11), alinhou requisitos técnicos e definiu encaminhamentos para a continuidade dos estudos.

Pará no radar da indústria

Participaram da reunião virtual, pela Fertimaxi, o diretor executivo Marilton Santos Jr., o diretor de Operações, Romer Gonçalves, e o diretor comercial, Alessandro Rabelo.

O diretor executivo, Marilton Santos Jr., afirmou que o Pará surge como uma alternativa consistente para a expansão da empresa. “Estamos avaliando com atenção os cenários do Estado. Miritituba reúne elementos estratégicos que podem fortalecer nossa operação, especialmente pela integração com os corredores de exportação e pela estrutura logística da região”, disse.

A empresa estuda a obtenção de área entre 40 e 50 mil metros quadrados, com distância em torno de 10 km do porto de Miritituba, para viabilizar a logística de transporte de insumos importados a serem utilizados na produção, como o hidrogênio.

 Codec estrutura informações e dá segurança ao investidor

Representaram a Codec, o diretor de Atração de Negócios e Investimentos, Manoel Ibiapina, o diretor de Estratégia e Relações Institucionais, Pádua Rodrigues, a gerente de Atendimento a Novos Negócios, Sabrina Sena, a gerente de Desenvolvimento e Estudos Econômicos, Aline Tavares, e o assessor Evandro Diniz.

O diretor Manoel Ibiapina enfatizou que as tratativas avançam com base na confiança recíproca e na troca consistente de informações.

“A Codec esteve na Bahia em setembro, visitando as instalações da Fertimaxi, conhecendo de perto o modelo de operação da empresa. Essa aproximação demonstra o interesse mútuo e nos permite apresentar, com ainda mais precisão, as vantagens competitivas do Pará”, afirmou.

Equipe da Codec visitando as instalações da Fertimaxi na Bahia

“Estamos entregando segurança, clareza e um ambiente adequado para decisões de investimento”, completou.

O diretor de Estratégia e Relações Institucionais, Pádua Rodrigues, reforçou o papel da Codec na organização das etapas necessárias para tomada de decisão. “Trabalhamos para que o investidor tenha um ambiente transparente e bem estruturado. A aproximação da Fertimaxi é resultado da articulação integrada entre Estado, município e setor produtivo”, destacou.

Prefeitura ativa e preparada

O encontro contou ainda com a participação do prefeito de Itaituba, Nicodemos Aguiar, e do secretário de Planejamento, Edmilson Góes, que se colocaram à disposição para viabilizar as melhores condições para receber o empreendimento, inclusive na identificação de áreas compatíveis com o perfil solicitado.

O prefeito enfatizou o compromisso do município em apoiar o novo empreendimento. “Itaituba vive um ciclo de crescimento e está pronta para receber investimentos estruturantes. Vamos acompanhar de perto todo o processo e oferecer as condições necessárias para que a empresa se instale com segurança”, afirmou.

Avanço institucional

A Codec reafirmou apoio às próximas etapas, incluindo assessoramento técnico, jurídico e fundiário junto ao Incra e Iterpa, além de alinhamentos ambientais com a Semas.

Imagem da Fertimaxi na Bahia

Com a visita técnica marcada e o processo avançando, o Pará consolida mais uma oportunidade estratégica, fortalecendo sua posição como hub logístico e industrial da Amazônia.