Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSELHO NACIONAL
English Version

Titular da Sespa participa de reunião sobre a Atenção à Saúde na Amazônia Legal, em Brasília

O assunto faz parte da pauta da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Conselho Nacional de Secretários de Saúde

Por Roberta Vilanova (SESPA)
03/11/2025 17h30
Secretária estadual de Saúde, Ivete Vaz, e o secretário adjunto de Gestão Administrativa, Edney Pereira, na reunião da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Conass

A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, e o secretário adjunto de Gestão de Gestão Administrativa, Edney Pereira, estão em Brasília (DF), no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), participando da reunião da Câmara Técnica de Atenção à Saúde (CTAS), que tem como pauta específica a Atenção à Saúde na Amazônia Legal.

A reunião está sendo coordenada pelas assessoras técnica do Conas, Luciana Toledo e Luciana Vieira. Além dos gestores do Pará, conta com a presença de gestores dos demais Estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão).

Na manhã desta segunda-feira (3), após a abertura do evento, feita pelo secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, Luciana Toledo, Luciana Vieira e Haroldo Pontes apresentaram a proposta de construir um grupo para discutir a Amazônia Legal junto com as Escolas Estaduais de Saúde Pública. “A ideia é que o ano que vem seja realizado um grande encontro para definir as pautas prioritárias, que já vêm sendo tratadas nos últimos meses e também elaborar uma publicação, para darmos mais de visibilidade às necessidades da região”, informou.

Em seguida, foi apresentada a proposta de construção de um Repositório de Descritivos para Serviços Aéreo e de Ambulâncias, por Liége Rodrigues (SES-AM) e Ana Cristina da Silva (SES-AC) e dois projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que devem ser conduzidos pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ou seja, Projeto de Melhoria para Saúde Materna e Infantil e Prevenção ao CCU na Saúde Indígenas (MICCI), apresentado por Alaine Arruda, da Sesai/MS; e Tecnologias e Estratégias Remotas para Avanço da Saúde Especializada em Territórios Indígenas, apresentado por Stephan Sperling do HSL.

Atenção à Saúde na Amazônia Legal é o tema principal da reunião em Brasília

Para a titular da Sespa, Ivete Vaz, é muito importante que a região amazônica seja olhada de forma diferenciada pelo Ministério da Saúde. “Pois, além da extensão geográfica, grande parte das nossas populações vive no meio da floresta e em beira de rios, o que representa um grande desafio para a gestão do SUS fazer com que tenham acesso aos serviços de saúde da mesma maneira que as pessoas das cidades. Então vimos com entusiasmo todos os projetos voltados para a nossa região e que vão beneficiar principalmente as populações indígenas e tradicionais”, disse a secretária.

Na parte da tarde, a pauta incluiu a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, por José Barreto (Decan/SAES/MS) e Heber Dobis e Mônica Lima, ambos dos Conass; e o Super Centro Brasil para Diagnóstico de Câncer, por Eline Mendonça (Decnb/SAES/MS) e Fernando Martins (CGPRO/SAES/MS).

A programação prossegue nesta terça-feira (4), abordando Papel da CTAS e Pautas Prioritárias para 2026, Programa Agoa Tem Especialista, Política Nacional de Regulção do SUS, Rede de Urgência e Emergência e Terapia Renal Substitutiva.