Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO
English Version

Segup forma mais de 300 servidores de segurança pública em Curso Básico de Inglês

O curso foi oferecido na modalidade Educação a Distância, sob tutoria da Coordenadoria de Ensino Complementar do Iesp

Por Roberta Meireles (SEGUP)
31/10/2025 22h02

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), qualificou mais de 300 servidores do Sistema Estadual de Segurança Pública no Curso Básico de Língua Inglesa, iniciativa voltada à COP30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas). Nesta sexta-feira (31), foi realizada a cerimônia de formatura, no auditório do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Belém, marcando o encerramento da capacitação promovida entre os meses de junho e outubro deste ano.

Para o titular da Segup, Ualame Machado, um dos principais investimentos realizados em segurança é garantir a qualificação e proteção do servidor, que atende e serve à sociedade diariamente.

“Para nós é uma honra saber que mais de 300 servidores estão concluindo uma formação em Língua inglesa. Dessa vez, voltada também para as atividades que são exercidas diariamente por cada um deles. E claro, diante de grandes eventos que estamos recebendo em nosso Estado, como a COP30, é muito importante que eles estejam qualificados e aptos a garantir a segurança pública e um melhor atendimento, seja aos paraenses, brasileiros, e também aos estrangeiros que vamos estar recebendo. Portanto, parabenizo a equipe do Iesp pelo empenho em ampliar o ensino, e a todos os concluintes pela dedicação de iniciar e finalizar essa qualificação”, afirmou Ualame Machado.

Integração - A iniciativa inédita integrou o conjunto de estratégias do Governo do Pará para garantir um atendimento qualificado, comunicação eficiente e a atuação integrada das forças de segurança durante um dos maiores eventos ambientais do mundo.

Com carga horária de 60 horas, o curso foi oferecido na modalidade Educação a Distância (EaD), sob tutoria da Coordenadoria de Ensino Complementar do Iesp. Os conteúdos abordados foram relacionados ao uso prático da Língua Inglesa nas rotinas de segurança pública em ambientes internacionais, ampliando a comunicação com participantes de outros países e promovendo mais agilidade e inclusão nos serviços prestados. 

Concluíram a formação 325 servidores do Sistema de Segurança, demonstrando empenho e comprometimento com a qualificação profissional e o atendimento à população e aos visitantes internacionais que visitam o Estado.

Parte dos concluintes do curso: qualificação para grandes eventos

“A partir desta iniciativa, permitimos que os agentes possam desempenhar seu trabalho nas ruas não só no período da COP30, mas também posteriormente, por meio da Língua Inglesa, que é a língua mais falada do mundo. Com a qualificação, eles vão estar aptos para prestar orientações, atender as ocorrências de uma maneira mais técnica, mais clara e objetiva com esse público que está nos visitando durante a COP”, disse o diretor do Iesp, coronel PM Walder Braga.

Segundo ele, o Iesp atua como um importante instrumento de integração entre os órgãos do Sistema de Segurança Pública, por meio da educação e da capacitação contínua dos profissionais, e já é uma prática consolidada investir em formação e qualificação para preparar as forças. “Desta vez, conseguimos estender para agentes municipais que estão diretamente nas ruas no período da COP30, e integram de forma parceira o Sistema Estadual de Segurança Pública”, completou.

A qualificação integrou profissionais da Segup, Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica e Guardas Municipais de Belém, Castanhal, Curuçá, Marabá e Marituba, com o objetivo de fortalecer a capacitação dos servidores para atuação na COP30.

“O curso trouxe esse conhecimento para a gente, voltado para a segurança pública, de forma específica para situações do nosso trabalho, através de vídeos. Todas as aulas e instruções que foram repassadas são de extrema valia para nossa participação durante a  COP30”, disse o concluinte José Wilkes Silva Cardoso, sargento do Corpo de Bombeiros Militar.

Texto: Roberta Meireles (Ascom/Segup) e Jefferson Dias (Ascom/Iesp)