Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Polícia Civil mantém reforços e fiscalizações para Réveillon seguro no Pará

Em nova fase da “Operação Festas Seguras”, agentes intensificam ações em Belém e municípios do interior do Estado

Por Wander Lima (PC)
31/12/2025 14h40

A Polícia Civil do Pará integra a “Operação Festas Seguras”, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com o objetivo de garantir o atendimento à população paraense e ampliar as fiscalizações durante o período das festas do Natal e do Réveillon. Mais de 200 agentes têm atuado na capital e municípios do interior, com ações nas estradas e principais praias e balneários do Estado.

Com início no último dia 19 de dezembro, os reforços da Polícia Civil têm mantido a repressão à criminalidade e responsabilização de infratores. “Desde o início da Operação, a Polícia Civil contabilizou mais 790 boletins de ocorrência e 60 prisões nas delegacias que receberam reforço policial. Além do atendimento de polícia judiciária, a atuação dos nossos agentes também está voltada à prevenção ao crime. Até o momento, foram cumpridos dez mandados judiciais de prisão e 11 armas de fogo foram apreendidas”, destacou o coordenador itinerante da Operação, delegado Hennison Jacob.

As fiscalizações de estabelecimentos comerciais são realizadas pela Diretoria de Polícia Administrativa (DPA), que também conta com reforço para a atuação neste período. Com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), mais de 250 estabelecimentos foram inspecionados, dentre os quais 53 foram intimados e cinco foram fechados devido às irregularidades encontradas. 

Nas estradas, a atuação integrada da Polícia Civil com as demais forças de segurança para a aplicação da Lei Seca resultou na prisão de seis pessoas pela condução de veículos sob efeito de bebidas alcoólicas, bem como na apreensão de 200 gramas de substâncias entorpecentes. As principais autuações nesses casos foram na região do município de Salinópolis.

Para assegurar a tranquilidade e o sossêgo da população, há também o reforço nas fiscalizações da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), com ações voltadas ao combate à poluição sonora. Em atendimento à denúncias e diligências investigativas, foram vistoriados cerca de 130 veículos e 170 locais com a presença de som alto.

A “Operação Festas Seguras” segue em andamento até o próximo dia 5 de janeiro. Todas as delegacias estão aptas ao atendimento de qualquer situação relacionada às infrações durante as festas de fim de ano e denúncias que contribuam com o trabalho da Polícia Civil podem ser realizadas 24 horas por dia, de forma anônima e segura, pelo Disque-Denúncia, no número 181.