Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Reunião na Sespa discute melhorias para a Unacon do Barros Barreto

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/07/2015 19h10

Nesta quinta-feira (30), o secretário de Estado de Saúde Pública, Vítor Mateus, reuniu-se com o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy, e representantes do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) para definir ajustes nos serviços oferecidos pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). “O objetivo é aprimorar os serviços e incluir mais itens, como a radioterapia e expansão das cirurgias oncológicas”, ressaltou a cogestora da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Eunice Begot.

Durante o encontro ficou acertado que será criado um grupo técnico que dará seguimento às ações para a implementação dos serviços. Segundo Vítor Mateus, a ideia é viabilizar o atendimento de forma plena à população. “Temos uma demanda reprimida muito grande. Hoje o câncer é a segunda maior causa de morbidade em termos de doença no Estado e a gente precisa expandir a rede", destacou.

Outro ponto definido foi a formalização de um convênio para um compartilhamento de questões vinculadas ao hospital para dar suporte à Unacon - diagnóstico, cirurgias, apoio logístico e outros. Também será criado um Termo de Referência para os serviços assistenciais que dará subsídio ao edital para licitação da organização social que gerenciará a unidade.

O médico oncologista Wiliams Fernandes Barras, chefe do serviço da oncologia do Barros Barreto, informou que a unidade está funcionando normalmente e atendendo diariamente os pacientes diagnosticados com câncer no Barros. Os serviços oferecidos são cirurgia oncológica, quimioterapia e cuidados paliativos ambulatoriais ou para pacientes internados.  “Em média atendemos 25 a 30 pacientes novos por mês oriundos de várias localidades do Pará. O que dá uma faixa de 140 a 180 quimioterapias mensais, incluindo as pessoas que chegam e as que estão em tratamento”, explicou.

Atualmente, o Pará dispõe de três instituições que atendem a pacientes com câncer: Hospital Ophir Loyola, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Universitário João de Barros Barreto e o Hospital Regional do Baixo Amazonas. Estão em fase de implantação a Unacon do Hospital Regional de Tucuruí e o Hospital Oncológico Infantil, que juntamente com as unidades existentes tem condições de atender à demanda nas 13 Regiões de Saúde do Estado, conforme previsto no Plano Estadual de Atenção Oncológica. O objetivo do governo do Estado é descentralizar e fortalecer cada vez mais os serviços de alta complexidade.

Unacon – A unidade faz parte do "Projeto Expande", desenvolvido pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), para ampliar e assegurar assistência integral a pacientes portadores de câncer, com recursos humanos especializados, equipamentos e infraestrutura hospitalar e de rede.

Inaugurada em 2012, a Unacon foi fruto de uma cooperação entre o Inca Ministério da Saúde, Secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa), e município de Belém (Sesma) e Universidade Federal do Pará (UFPA). O governo investiu R$ 4,5 milhões para aplicação nas obras físicas, por meio da Sespa, que é parceira com o repasse dos medicamentos quimioterápicos e lotação de servidores para atuar no Barros Barreto. Além de funcionar no atendimento de pacientes oncológicos, a Unacon também integra assistência, ensino e pesquisa.