Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E CONHECIMENTO
English Version

Fundação Cultural do Pará cede espaço para articular a juventude global na COP30

Núcleo de Oficinas Curro Velho será 'Cidade das Juventudes' e vai promover intercâmbio e debates temáticos durante a COP 30 em Belém

Por Helena Saria (FCP)
26/10/2025 07h47
Direção de Oficinas do Núcleo de Oficinas Curro Velho com a equipe da Secretaria Nacional de Juventudes em Belém

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou parceria com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) para sediar a “Cidade das Juventudes” durante a COP 30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), em Belém. O espaço funcionará de 9 a 21 de novembro, tornando-se ponto de alojamento, convivência e articulação entre jovens ativistas do Brasil e de outros países engajados no debate climático.

A diretora do Núcleo de Oficinas Curro Velho, Celeste Iglesias, recebeu, na quinta-feira (23), uma equipe da SNJ para alinhar os detalhes da parceria. Segundo ela, a iniciativa reforça o papel da FCP na promoção da cultura e da integração social. “Será um momento importante para dar visibilidade ao nosso trabalho e atrair novas parcerias”, destacou.

Juventude como protagonista na agenda climática

A Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, é responsável pelo financiamento da estrutura, com apoio do Ministério das Mulheres e da equipe campeã de juventude da COP30, responsável por articular a participação de jovens nos debates sobre mudanças climáticas.

“Nós estamos chamando de Cidade das Juventudes no período da COP porque o espaço será um grande ponto de convergência e hospedagem para os jovens. Queremos colocar as juventudes no centro da agenda da ação climática global, como protagonistas desse processo de enfrentamento às mudanças e da construção de um futuro que consiga adiar o fim do mundo”, afirmou Guilherme Barbosa, diretor de Programas e Projetos da SNJ.

A “Cidade das Juventudes” funcionará como um fórum paralelo à agenda oficial da COP30, com debates, palestras, plenárias e atividades culturais. Segundo Barbosa, os temas incluem gênero e clima, juventude e clima, e questão racial e clima. “Vamos priorizar o acolhimento de jovens do Sul Global para o alojamento, que sabemos que enfrentam mais dificuldades do que os jovens do Norte Global”, acrescentou.

Ampliação da participação juvenil na COP30

O espaço da FCP busca garantir participação juvenil no debate. “Essa incidência da juventude se dá muito pela capacidade de organização e dos grupos já estarem inseridos em diversos espaços de discussão. Também atuamos pensando em preparar os jovens para esse nível de debate”, completou o representante da SNJ.

A iniciativa reforça o papel da Fundação Cultural do Pará como principal órgão executor das políticas públicas de cultura do estado, colocando sua estrutura a serviço da integração entre arte, sociedade e os grandes eventos internacionais realizados no Pará.

Acompanhe as ações da FCP no site www.fcp.pa.gov.br e no Instagram @fundacaoculturalpa.