No Pará, delegação do parlamento alemão conhece ações para economia sustentável
Comitiva alemã acompanha de perto as políticas públicas e ações de incentivo às boas práticas ambientais, do governo estadual, junto ao setor produtivo
O Governo do Pará recebeu, nesta semana, uma comitiva de parlamentares da Alemanha que conheceu de perto as ações e políticas públicas voltadas à preservação ambiental, combate ao desmatamento e apoio ao desenvolvimento econômico sustentável no território paraense. A agenda reuniu representantes do poder público e do setor produtivo, com visitas técnicas e apresentações sobre estratégias climáticas e cadeias sustentáveis.
A comitiva alemã trouxe representantes da Comissão de Agricultura, Alimentação e Integração Regional do Parlamento Alemão. O deputado federal, Hermann Fäber, presidente da comissão, liderou a delegação, como chefe da missão.
Também acompanharam as atividades, em Belém, a diretora de Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), Indara Aguilar; o presidente do Sindicarne e vice-presidente da Fiepa, Daniel Freire; além de servidores da Semas, da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
Em Belém, um dos destaques da programação foi a visita à Sala de Monitoramento Ambiental da Semas. No local, os parlamentares tiveram a oportunidade de acompanhar como o Pará estrutura suas ações de prevenção, fiscalização e resposta rápida, com uso de tecnologia e integração institucional.
Ainda, na Semas, houve apresentações detalhadas das iniciativas como a Política Estadual de Mudanças Climáticas e o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), dos sistemas de monitoramento e de fiscalização que apoiam operações e estratégias permanentes de combate ao desmatamento, a exemplo da Operação Curupira. Também foram demonstrados índices e resultados conquistados pelo Pará na redução do desmatamento, dentro do esforço estadual de fortalecer a proteção territorial e a governança ambiental.
Em 2025, o Pará fechou o ano com queda histórica no desmatamento na Amazônia Legal em números absolutos, segundo dados do Prodes, sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O ano Prodes 2025, encerrado em 1º de julho, mostra o Pará com a redução do desmatamento em 297 quilômetros quadrados (km²), a maior queda em área entre os estados da região Norte.
Em relação a 2021, quando o desmatamento chegou a 5.238 km², a redução acumulada alcança 60%. Entre agosto e novembro de 2025, os alertas somaram 385 km², o menor valor da série histórica desde 2019, representando quase 400 km² de floresta preservados.
Herman Fäber disse que agora entende a real dimensão das dificuldades de monitorar e proteger um território tão extenso, e que cada vez mais é necessário que haja um trabalho conjuntos de todos para que a Amazônia permaneça viva e permaneça em pé.
“Eu acho que estamos no início de começar a entender a dimensão da tarefa que vocês têm para proteger esse bioma, considerando as dimensões e as diferentes formas de desmatamento ilegal e criminoso, a centenas de milhares de quilômetros precisam ser percorridos para chegar lá, chega de carro, helicópteros e aeronaves. Então é uma tarefa imensa proteger a Amazônia, que não é só vital para a Brasil, mas para o Mundo. Nós precisamos realmente fortalecer e ampliar a parceria Brasil e Alemanha, porque o desafio do nosso tempo, da nossa geração, não podemos estar sozinhos. Somente juntos que conseguiremos enfrentar”, apontou.
Além do eixo ambiental, a comitiva conheceu medidas que conectam preservação e produção, com políticas voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável. Entre os temas apresentados estiveram o programa de Pecuária Sustentável, a rastreabilidade bovina, ações de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e estratégias de sociobioeconomia que reforçam a geração de renda associada à manutenção da floresta e ao uso responsável dos recursos naturais.
Pecuária Sustentável
A agenda avançou para Castanhal, onde os parlamentares visitaram um frigorífico e acompanharam etapas do processo industrial da cadeia da carne bovina. Da chegada dos animais às fases de manejo, aplicação de tecnologias, padronização e separação dos cortes, com procedimentos voltados à segurança alimentar e à qualidade do produto final destinado ao mercado interno e à exportação.
No cenário nacional, o Pará tem o segundo maior rebanho bovino e o maior rebanho bubalino, com mais de 23,4 milhões de cabeças somando as duas espécies. A indústria da carne paraense representa 9,5% da produção nacional e 5,8% das exportações brasileiras.
Para Indara Aguilar, o atual momento de destaque da pecuária paraense se deve aos esforços realizados pelo Governo do Pará, através de políticas públicas de incentivo e fortalecimento da cadeia da carne, garantindo sustentabilidade, intensificação produtiva e cumprimento dos critérios socioambientalistas e sanitários dos grandes mercados internacionais.
“Podemos mostrar [à comitiva de parlamentares alemães] um pouco do processo que acontece na nossa cadeia da pecuária, desde uma visita a uma indústria, a um frigorífico, também numa fazenda onde há produção de gado e mostrar o quanto o Governo do Estado, em parceria com os produtores e com outras indústrias, estamos avançando na sustentabilidade e na garantia de toda a segurança alimentar e também produtiva nessa cadeia. Então é uma grande felicidade estar podendo mostrar o desenvolvimento das nossas políticas públicas aqui no Estado e procuramos ampliar cada vez mais os mercados aqui para o nosso produtor paraense”, destacou.
Em seguida, a comitiva visitou uma fazenda no município de Benevides, na região metropolitana de Belém, voltada à recriação e engorda de bezerros. Os parlamentares puderam observar o funcionamento do programa de rastreabilidade bovina, com animais identificados e inseridos em protocolos que reforçam a transparência da cadeia produtiva e a conformidade com exigências de mercado.
“Isso aqui vai ser um complemento a tudo que foi mostrado da pecuária sustentável do Pará, que foi demonstrado na COP e foi muito bem aceito. A gente está de braços abertos, não temos dúvida que o Pará produz uma carne de qualidade sanitária, com compliance e governança socioambiental. O Governo do Estado e a iniciativa privada estão juntos no desenvolvimento desse trabalho, que é líder nacional e mundial”, afirmou Daniel Freire, do Sindicarne e da Fiepa.
Sociobioeconomia no Combu
A comitiva encerrou a programação na Ilha do Combu, em Belém, com visita à fábrica de chocolate Filhas do Combu. No espaço, os parlamentares conheceram a trajetória de Dona Nena, produtora local que transformou a cultura alimentar ribeirinha do cacau em chocolate de alta qualidade, com base em práticas sustentáveis e na preservação da floresta.
No Combu, a experiência evidenciou como o fortalecimento de negócios ligados à sociobioeconomia pode gerar oportunidades, renda e valorização do território sem abrir mão da manutenção dos ecossistemas amazônicos.
