Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Ideflor-Bio renova parceria com Comissão de Aeroportos da Região Amazônica

Instituto recebeu a visita da Comara e cooperação técnica, já desenvolvida, foi fortalecida para a preservação ambiental na região amazônica

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
06/02/2026 12h08
Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará recepciona Comissão de Aeroportos da Região Amazônica

A visita de oficiais da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara) ao Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), em Belém, nesta quinta-feira (5), marcou mais um avanço no estreitamento das relações institucionais entre os dois órgãos. A agenda reforçou a cooperação técnica que já vem sendo desenvolvida, com foco na conciliação entre infraestrutura aeroportuária e preservação ambiental na região amazônica.

Na oportunidade, o presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, foi homenageado com o diploma “Comariano Honorário 2025”, entregue pelo vice-presidente da Comara, coronel-aviador Antonio Carlos Neves Trigueiro. O título reconhece a amizade, a dedicação e a cooperação demonstradas pelo órgão no fortalecimento da parceria entre as instituições. O diretor de Desenvolvimento da Cadeia Florestal do Ideflor-Bio, Vicente Neto, também recebeu a honraria, em reconhecimento à contribuição técnica e institucional ao trabalho conjunto.

Pres. do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, com o diploma de Comariano Honorário, da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica

Nilson Pinto agradeceu a honraria e destacou que a parceria com a Comara simboliza um compromisso compartilhado com o futuro da Amazônia. “Essa cooperação com a Comara é um exemplo concreto de responsabilidade socioambiental. São ações que fortalecem o reflorestamento e a restauração ecológica, ao mesmo tempo em que garante que o desenvolvimento da infraestrutura ocorra de forma mais equilibrada e comprometida com a preservação da floresta”, destacou o presidente do Ideflor-Bio.

Cooperação - Vale lembrar que o Instituto, em parceria com a Comara, viabilizou no ano passado a implantação de um viveiro de mudas destinado à produção de espécies florestais para a recuperação de áreas que sofreram supressão de vegetação em decorrência da abertura de pistas de pouso pelo órgão da aviação civil. O equipamento amplia a capacidade de resposta ambiental da Comara e fortalece ações de reflorestamento e restauração ecológica.

O viveiro foi oficialmente entregue no dia 22 de setembro de 2025, em Belém, e possui capacidade para produzir mais de 15 mil mudas por ano. A estrutura foi disponibilizada pelo Ideflor-Bio em parceria com a Comara, consolidando um modelo de atuação conjunta voltado ao desenvolvimento sustentável e à mitigação de impactos ambientais gerados por obras de infraestrutura.

Além do equipamento, o Ideflor-Bio também forneceu aos militares uma oficina de capacitação para produção de mudas, a fim de manter o equipamento abastecido de espécies. “O objetivo do viveiro que entregamos é assegurar a produção de mudas de maneira perene, para que a Comara possa recuperar áreas degradadas na Amazônia”, enfatizou Vicente Neto. O diretor acrescenta que, “com esse equipamento, a Comara vai estar contribuindo não apenas para atingir os seus objetivos, mas também na recuperação de áreas degradadas na Amazônia”.