Governo do Pará amplia mobilidade na Região Metropolitana de Belém com entrega de novo viaduto
Estrutura, que beneficiará mais de 30 mil pessoas, é o quinto viaduto entregue pelo Estado em dois anos
O Governo do Pará entregou, neste sábado (25), o Viaduto Pastor Gilberto Marques, localizado no cruzamento da Avenida Mário Covas com a Avenida Independência, em Belém. O nome homenageia o líder religioso paraense falecido em 2024, aos 81 anos. A nova estrutura vai beneficiar mais de 30 mil pessoas que circulam diariamente entre Belém e Ananindeua, promovendo mais fluidez, segurança e qualidade de vida para a população.
Com 350 metros de extensão, 14 metros de largura e 5,5 metros de altura, o viaduto faz parte do conjunto de obras de mobilidade urbana executadas pelo Governo do Estado na Região Metropolitana de Belém. A construção mobilizou mais de 300 trabalhadores, entre empregos diretos e indiretos, gerando renda e desenvolvimento desde o início das obras, em 2024.
Durante a entrega, o governador Helder Barbalho destacou a relevância do novo equipamento viário para o sistema de mobilidade da capital e municípios vizinhos.
“Hoje estamos entregando mais um importante equipamento para melhorar a mobilidade urbana e a fluidez no tráfego desta região. Concluímos um conjunto de cinco viadutos entregues em uma agenda de dois anos. Este viaduto retira diversos semáforos que geravam congestionamentos. Com esta obra, não será mais necessário o uso de semáforos para quem se desloca da rodovia BR-316 até a Augusto Montenegro, nem para quem utiliza a Avenida Independência no mesmo sentido”, afirmou o governador.
A solenidade contou com a presença da vice-governadora Hana Ghassan, do vice-prefeito de Belém, Cássio Andrade, do presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão, e do deputado federal Olivan Marques.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, reforçou que a entrega representa mais eficiência e conforto para quem depende diariamente do transporte urbano.
“Este novo equipamento vai trazer mais segurança e mobilidade para toda a população da Região Metropolitana de Belém, reduzindo o tempo de deslocamento e transformando a dinâmica do trânsito, o que reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas”, destacou.
População comemora melhoria no trânsito
O taxista Wilson Gama celebrou o impacto imediato da obra.
“Antes era um caos, principalmente por causa dos semáforos. Já fiquei várias vezes preso no engarrafamento. Agora está uma maravilha, com várias entradas e retornos. O viaduto é importante para todos nós”, afirmou.
A gestora hospitalar Patrícia Hermes, que mora em Belém e trabalha em Castanhal, também reconheceu os benefícios.
“Esse viaduto vem para otimizar a mobilidade de quem precisa se deslocar para outros municípios. Antes o trânsito era muito congestionado, e agora vai fluir de forma mais rápida e organizada”, disse.
Para o pintor Luciano Sales, que utiliza motocicleta diariamente, a mudança será sentida especialmente nos horários de pico.
“Vamos ter mais mobilidade e menos transtorno. Será uma melhora muito grande, porque vamos gastar menos tempo no trajeto de ida e volta para casa”, avaliou.
Cinco viadutos entregues em dois anos
O Viaduto Pastor Gilberto Marques é o quinto equipamento viário entregue pelo Governo do Pará na Região Metropolitana de Belém nos últimos dois anos. As demais estruturas entregues são:
- Viaduto da BR-316 com a Avenida Ananin, em Ananindeua (julho de 2023);
- Viaduto da BR-316 com a Alça Viária, em Marituba (dezembro de 2024);
- Viaduto da BR-316 com a Avenida Independência, em Ananindeua (abril de 2025);
- Viaduto da Avenida Mário Covas com a Avenida Três Corações, em Belém (maio de 2025).
As entregas integram o programa de modernização da infraestrutura viária do Governo do Pará, que visa reduzir congestionamentos, ampliar a segurança no trânsito e melhorar o deslocamento urbano em toda a Região Metropolitana de Belém.
