Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Curta premiado “Boiuna” será exibido gratuitamente no Núcleo Curro Velho na próxima segunda-feira (20)

A sessão gratuita integra um circuito de atividades oferecidas pelo projeto “Amazônia em Rede”, nos bairros do Telégrafo e Guamá, na periferia de Belém

Por Aycha Nunes (FCP)
17/10/2025 15h57

O curta paraense “Boiuna”, premiado com três kikitos no Festival de Cinema de Gramado em 2025, ganha uma exibição especial na próxima segunda-feira (20), a partir das 16h, no Núcleo de Oficinas Curro Velho, localizado no bairro do Telégrafo, em Belém. A exibição contará com a presença da diretora Adriana de Faria, que após a sessão, participa de um bate-papo com os presentes, mediado pelo ativista indígena Tel Guajajara, que abordará sobre a importância de expandir e valorizar o cinema feito na região Amazônica. 

Produzido no Pará e com uma equipe majoritariamente local, o curta-metragem destaca-se pelo seu realismo fantástico, que mistura ancestralidade, resistência e o protagonismo das mulheres amazônidas. O filme foi rodado em locações como Benevides, Benfica e a Ilha do Combu, na Região Metropolitana de Belém.

A história que revisita a lenda da Cobra Grande sob uma perspectiva contemporânea conquistou três importantes prêmios no festival de Cinema de Gramado (2025), incluindo Melhor Direção para Adriana de Faria, Melhor Atriz (dividido entre Naieme e Jhanyffer Santos) e Melhor Fotografia para Thiago Pelaes. 

A exibição é aberta ao público, não sendo necessário retirar ingressos e nem fazer inscrição prévia, e faz parte do projeto “Amazônia em Rede", que busca valorizar a arte e a cultura produzidas na região amazônica. Para o idealizador do projeto, Gabriel Jhonatta, há muitas pessoas nas periferias que produzem arte e outras que querem começar a produzir, mas ainda não têm oportunidades, por isso o projeto oferece esse ciclo completo.

"Fazemos tudo de forma gratuita para a população, justamente porque sabemos que tanto
para você consumir muitas dessas coisas são caras, como um ingresso no cinema, museu
ou teatro, quanto para produzir também, pois os materiais e cursos do mercado tem um
valor muito elevado", destaca Gabriel.

Mais cursos e exposição - Ainda na próxima semana, ao longo dos dias 21 a 23 de outubro, o Amazônia em Rede também inicia o seu circuito formativo, com um curso de Criação Audiovisual Amazônida.

A oficina será ministrada pelo artista visual e cineasta Matheus Clima, dividida em três dias nos quais os participantes vão aprender sobre técnicas acessíveis de captação de imagem e som, práticas de edição em aplicativos gratuitos e criação de curtas-metragens que valorizem as histórias da região e experimentem novas linguagens.

Para participar, os interessados devem se inscrever gratuitamente por meio de formulário
on-line disponível aqui. O curso será realizado na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (FAV/UFPA), nos três dias, das 9h às 12h.

Além da exibição e do curso, a segunda edição do projeto tem uma extensa programação que começa em outubro e vai até fevereiro de 2026. Estão previstos cursos de Fotografia Documental, no qual os participantes poderão produzir ensaios fotográficos que expressam identidades, memórias e cotidianos amazônicos, e de Tecno Amazonidades, que propõe uma imersão em experimentação sonora a partir da fusão entre o tecno e ritmos amazônicos.

Para as exposições, serão selecionados por meio de edital artistas da região amazônica
para terem expostos trabalhos de fotografia e audiovisual em espaços em Belém e em
Soure, no Marajó. Os interessados podem acompanhar as atividades do projeto pelo
Instagram @amazoniaemrede.

A segunda edição do Amazônia em Rede é um projeto selecionado pelo Edital de Fomento à Circulação de Projetos Culturais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). É realizado pelo Ministério da Cultura e 3x1 Produções, e conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult) e da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

Serviço

2º Amazônia em Rede
Exibição Boiuna e bate-papo com Adriana de Faria
20 de outubro (segunda-feira), no Curro Velho, às 16h
Programação gratuita

Curso de Criação Audiovisual Amazônida com Matheus Clima

21 a 21 de outubro, na Faculdade de Artes Visuais da UFPA, das 9h às 12h
Inscrições gratuitas pelo link disponível aqui!
Mais informações pelo Instagram @amazoniaemrede

Texto de Maurício Carvalho / Ascom FCP, com informações da assessoria do projeto Amazônia em Rede.