Hospital Santa Rosa, em Abaetetuba, promove projeto de musicoterapia para usuários
Atividade terapêutica proporciona bem-estar físico e emocional, e fortalece a ligação entre as equipes de saúde, pacientes e voluntários do hospital
O Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa (HRBTSR), em Abaetetuba, lançou, na terça-feira (14), uma iniciativa inovadora para auxiliar na recuperação dos pacientes: o projeto Musicoterapia, que proporciona canto e música para os pacientes internados e os colaboradores. Além de melhorar o humor, a concentração e a capacidade de permanência no ambiente de internação, o projeto proporciona um momento de acolhimento e bem-estar.
O setor de Humanização do Hospital Santa Rosa organizou a ação, com o auxílio de voluntários da Igreja Assembleia de Deus. O objetivo do projeto Musicoterapia é proporcionar um momento de interação entre pacientes e colaboradores, com apresentações musicais.
O Hospital destaca que a musicoterapia permite que o cérebro humano responda de forma natural ao ouvir música, e essa reação ultrapassa o campo das memórias guardadas. "A música possui uma capacidade que transcende o simples ato de despertar memórias, e quando utilizada como terapia, pode contribuir para uma vida mais saudável".
"Nossa intenção é transformar o ambiente hospitalar em um espaço mais acolhedor e humanizado para pacientes e colaboradores, utilizando músicas que promovam fé, esperança e motivação”, disse Antonilda Pinheiro, auxiliar administrativa da Humanização.
O setor de Humanização também destaca que a utilização da música em ambientes hospitalares gera benefícios terapêuticos, "como a melhora do humor, da concentração e do raciocínio lógico; aumento da disposição e, consequentemente, e a redução da ansiedade, do estresse e da depressão.
Texto de Wellington Hugles / Ascom HRBTSR