Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO
English Version

Produção de toucas une mães e filhos em gesto de carinho no Hospital Abelardo Santos

Oficina humanizada reforça o vínculo entre mães e bebês e transforma a rotina hospitalar em um momento de acolhimento e afeto

Por Diego Monteiro (HRAS)
15/10/2025 13h03
Ações como a de produção de toucas para recém-nascido aproximam famílias e ajudam no tratamento

Na manhã desta quarta-feira (15), o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, promoveu uma oficina de confecção de toucas com as mães de recém-nascidos internados na unidade. Durante a atividade, cada peça ganhou um toque único das mãos das participantes. O que elas não imaginavam era que os próprios filhos seriam os primeiros a receber as toucas produzidas.

“Eu pensei que seria uma ação apenas para descontrair, passar o tempo e esquecer um pouco dos desafios aqui no hospital. Quando descobri que o meu filho é quem ganharia a touca feita por mim, fiquei muito emocionada. No final, achei até que levo jeito para o negócio. Vou fazer outras quando estiver em casa para ele usar, porque ficou muito bonito”, contou a professora Priscila Lima de Oliveira.

Rosangela Bitencourt contou que a atividade ajudou a aliviar a tensão que a rotina hospitalar causa. “Às vezes, ficamos tão focadas na saúde dos nossos filhos que esquecemos um pouco da gente. Senti que consegui pensar em mim, em outras coisas, e isso me trouxe uma sensação muito boa. No final, ainda tive a alegria de ver o meu filho usando a touca que fiz com muito carinho”, relatou a autônoma.

Humanização - Referência em atendimento obstétrico com porta aberta 24 horas, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS) realizou mais de 5 mil partos somente em 2024. “Diante desse volume, é natural que alguns recém-nascidos precisem de acompanhamento especializado, o que pode gerar certa apreensão nas famílias, especialmente das mães”, explicou a terapeuta ocupacional Layane Sena.

A ação integra as atividades de humanização promovidas pelo setor de Terapia Ocupacional (TO) do HRAS, que busca fortalecer o vínculo entre mães e bebês durante a internação. Além de estimular o bem-estar emocional das famílias, iniciativas como essa ajudam a tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor, contribuindo para a recuperação e o desenvolvimento dos recém-nascidos.

Layane acrescentou: “Produzir uma touca, escolher os enfeites, cortar, colar e depois ver o resultado desse trabalho pode parecer simples, mas gera um resultado positivo. Esse é o papel do Hospital Abelardo Santos: oferecer um cuidado centrado no paciente, envolvendo a família e promovendo um tratamento humanizado em todas as etapas, desde a internação até a recuperação”, concluiu.