Ações de segurança em apoio aos romeiros seguem na BR-316 e Alça Viária
As equipes das forças de segurança e trânsito estadual e municipal seguem com rondas e bases de segurança estratégicas, para coibir qualquer prática criminosa e garantir a paz social de todos que estão nas estradas.

Milhares de peregrinos seguem caminhando nas vias de acesso à capital paraense para expressar sua fé. E, para garantir o apoio aos romeiros e aos servidores que estão atuando nos 28 postos de atendimentos ao longo da BR-316, Alça Viária e rodovias estaduais desde a última segunda-feira (6), as equipes das forças de segurança e trânsito estadual e municipal seguem com rondas e bases de segurança estratégicas, para coibir qualquer prática criminosa e garantir a paz social de todos que estão nas estradas.
Em alguns casos, o percurso chega a mais de 80 quilômetros, com mais de 24 horas de caminhada nas estradas. Para esses peregrinos, a ação integrada pelos órgãos e apoio de estabelecimentos garante um suporte importante. “O Estado, de forma integrada, está mobilizado para garantir que essas pessoas possam professar sua fé com segurança e todo o atendimento que for necessário. Portanto, além do acolhimento, alimentação, auxílio na saúde que elas recebem, nós estamos monitorando cada posto desses 28 e mantendo o policiamento, para que eles estejam seguros nas estradas”, pontua o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

O policiamento ostensivo realizado pela Polícia Militar e órgãos de segurança e trânsito municipais segue até o sábado (11) no percurso dos romeiros, para que a ordem e segurança sejam mantidas. Segundo os agentes que estão atuando na ação, a previsão é de que até o início da manhã deste sábado (11), outros grupos de romeiros ainda cheguem à capital realizando esse trajeto a pé.
O Cabo PM Assis, que atua no 39° Batalhão de Benevides, e trabalha pelo quarto ano nas ações de policiamento em apoio aos romeiros que fazem a caminhada até Belém, é um privilégio servir a população em um evento como esse. “É uma satisfação grande poder participar desse evento que é o Círio de Nazaré, que tem uma proporção mundial e Belém se torna espelho para o Brasil e para o mundo. Então, como agente de segurança, é um privilégio poder participar aqui no turno da madrugada, fazendo o policiamento na estrada, no trevo de Mosqueiro, dando esse apoio para os romeiros que vêm pagar suas promessas, expressando a sua fé. Me sinto agradecido em tirar o serviço aqui, presenciar a expressão de fé das pessoas e garantir a segurança delas”, observou.

Débora Lemos, que integra o grupo "Caminhada de Fé" há dez anos e realiza o trajeto de Castanhal até à Basílica de Nazaré, realizando o trajeto pela BR-316, chegou à capital na madrugada desta sexta-feira (9), após realizar o percurso junto aos seus pais e os demais integrantes do grupo, que já existe há mais de 40 anos.
“Eu passei a integrar o grupo que foi fundado pelo meu vizinho, após minha mãe ser diagnosticada com câncer. Ela recebeu o diagnóstico, fez a cirurgia na época no mês de abril e, após o procedimento, não precisou passar por nenhuma outra intercorrência médica ou tratamento mais agressivo para a doença e foi curada. Portanto, ainda no mesmo ano, já no mês de outubro, ela se juntou aos nosso vizinhos e todo o grupo e começou a participar da caminhada como forma de agradecimento pela graça alcançada. Em seguida, ao ver o que ela viveu e ouvir o testemunho que ela contava, inclusive das pessoas que caminhavam, passei a ir também. Hoje em dia, além de participar da caminhada, também dou suporte e apoio às pessoas que vem expressando sua fé. Então, eu participo todos esses ano em gratidão a Nossa Senhora, e, a cada ano, o suporte que recebemos na estrada está ainda melhor. Já parei em alguns pontos e está sendo incrível a acolhida e todo o atendimento que temos recebido, inclusive a melhoria na sinalização e segurança”, disse, emocionada.
Integração - Agentes da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guardas Municipais, Cruz Vermelha, Defesa Civil, Secretarias de Saúde e Turismo, além da Polícia Rodoviária Federal, integram a ação em prol da caminhada dos peregrinos, que finaliza neste sábado (11).