Governo do Estado reafirma parceria com a Aspas para execução do programa “Primeiro Ofício”
Desde 2019, ano da criação do programa no Pará, cerca de 80 empresas já receberam o selo. Além de promover a inclusão social e reduzir os índices de violência, o programa reforça a execução da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000)

A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) reafirmou, mais uma vez, a sua parceria com a Associação Paraense de Supermercados (Aspas), por meio da assinatura do termo de adesão ao programa “Primeiro Ofício”.
A ação assegura a contratação de novos jovens ao mercado de trabalho, proporcionando o primeiro emprego. As empresas parceiras do programa recebem o selo de “Empresa Cidadã”, um reconhecimento que é fruto do compromisso social. O evento de entrega do certificado está previsto para ocorrer no final de 2025.
Desde 2019, ano da criação do programa no Pará, cerca de 80 empresas já receberam o selo. Além de promover a inclusão social e reduzir os índices de violência, o programa reforça a execução da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000).
A importância da renovação com a Aspas garante 80% da empregabilidade dos jovens paraenses cadastrados no programa. O "Primeiro Ofício" surgiu para sensibilizar as instituições a disponibilizar vagas de aprendizagem aos jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica. Com a iniciativa, mais de três mil jovens já foram inseridos em vagas de aprendizagem.
Na ocasião, o secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Miriquinho Batista, juntamente com uma equipe técnica da Seaster participou do ato de renovação e reforçou a importância do compromisso e a empregabilidade dos jovens que são beneficiados e ingressam no mercado de trabalho.
O programa tem como objetivo gerar oportunidade de inserção no mercado de trabalho para jovens entre 14 a 24 anos que se encontram em vulnerabilidade social. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante o período, o jovem é capacitado na instituição formadora dentro da empresa, garantindo qualificação teórica e prática.
“É necessário estar atento às mudanças do mercado, para então investir nos estudos, para assim, seguir a carreira profissional correta, com escolhas de profissões que estejam nas estratégias tecnológicas e promissoras. Sabemos que nem todos têm a mesma oportunidade, e por isso o governo do Estado, por meio da Seaster, incentiva este programa, entendendo que o conhecimento é um bem individual e possibilita a todos, de alguma forma, passos ainda maiores”, destacou Miriquinho Batista.
Requisitos
Para se cadastrar no programa, os jovens precisam ter entre 14 e 24 anos; estar matriculados regularmente na rede pública de Ensino Fundamental, Médio e/ou superior, assim como jovens participantes de programas de bolsa integral, financiados por recursos públicos e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
Cadastro
O cadastro pode ser feito presencialmente prédio no Sine/Seaster, localizado na travessa Padre Eutíquio, 1308, bairro Batista Campos, em Belém, ou enviar o currículo para o e-mail: [email protected].