Escola Técnica Magalhães Barata obtém melhor nota do Enem entre escolas públicas
A divulgação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na quarta-feira (5), do ranking das escolas que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, trouxe uma boa notícia para a comunidade escolar da Escola Técnica Estadual Magalhães Barata (Etemb), do bairro do Telégrafo, em Belém: a unidade escolar obteve a maior nota no Enem 2014 entre as 195 escolas participantes da rede pública estadual: 544,6.
“É importante atentar para o fato de que essas notas divulgadas agora são uma média, ou seja, dentro das escolas temos estudantes com pontuações maiores. Percebemos um crescimento nas notas do Estado, comparando 2013 com 2014. Hoje o Pará não está inserido em um dos piores resultados, porque aparecem o Amazonas, Acre e Amapá, mas é lógico que temos muito a crescer”, diz a diretora de Ensino Médio e Educação Profissionalizante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Clara Yunes.
A diretora ressalta que, de acordo com o ranking, escolas do interior do Estado estão à frente de escolas tradicionais da capital, e “tal fato é relevante ao analisarmos a permanência do aluno na escola, foco do estudante, menor tempo de greve e paralisações, com reflexos significativos no fazer pedagógico”. A diretora chama atenção para o fato de que pelo ranking do Enem 2014, 119 escolas estão abaixo da última nota do Pará. “Ano passado tínhamos apenas sete escolas abaixo”. Acima da Etemb, segundo ela, há 228 escolas estaduais no nível nacional. Isso em um universo de mais de nove mil escolas públicas no país. O Enem 2014 abrange dados de 15.640 escolas.
“Precisamos estimular nas escolas os simulados, e por esta razão estaremos, nos dias 20 e 21 deste mês, aplicando o primeiro simulado unificado do Estado para os estudantes do terceiro ano que irão se submeter ao Enem em outubro. Vamos aplicar o segundo em setembro e o terceiro, em outubro, nos moldes de questões do Enem”, salientou a diretora. O segundo e terceiro simulados serão aplicados usando o sábado e o domingo no mesmo formato do dia do Enem, com cinco horas de prova, “para que o aluno simule o tempo e se sinta seguro e confiante”.
Estudos – Na ETEMB, a diretora, Francisca Missilene Magalhães, atribui a nota no Enem 2014 ao ritmo de atividades pedagógicas, com metodologias intensas, tanto que a nossa média na escola é 7. Ela destaca o grupo de professores – são 60 no total – é qualificado. Muitos têm mestrado e doutorado, “o que contribui muito para os estudos dos alunos”. Missilene afirma que, ao ingressar na escola, os alunos entram ainda bem jovens e quando terminam o ensino médio e curso técnico saem com uma visão ampla sobre profissões e mercado de trabalho.
Na escola são atendidos 900 estudantes no ensino médio integrado, subsequente e Proeja. São ofertados no local sete cursos: eletrotécnica, mecânica, edificações, segurança no trabalho, eletrônica, informática e manutenção e suporte em informática. O curso técnico de nível médio na modalidade integrada é exclusivo para o candidato que já concluiu o ensino fundamental e tenha até 17 anos e 11 meses completos até a data da matrícula.
O curso técnico do ensino médio integrado à educação de jovens e adultos (Proeja) é destinado a alunos com idade mínima de 18 anos, que tenham concluído o ensino fundamental até a data da matrícula. O ensino subsequente abrange cursos técnicos para estudantes que concluíram o ensino médio.
“A escola oferece cursos técnicos de formação profissional na área industrial. A estrutura curricular dos cursos é modular e qualificação profissional centrada na aquisição de competências e habilidades técnicas que respondam as exigências profissionais do mundo do trabalho, acrescidas da formação crítica e humanística visando à consolidação da cidadania”, conclui a diretora.