Hemopa mobiliza grupos para doação de sangue pela campanha Agosto Vermelho
Lançada no início do mês, para comemorar os 37 anos da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e ajudar a equilibrar o estoque estratégico do hemocentro, a campanha Agosto Vermelho vem mobilizando vários grupos para a doação voluntária de sangue. As ações ocorrem desde o último dia 5 e prosseguem até o dia 31, num total de dez campanhas internas, na sede do Hemopa, no bairro Batista Campos, em Belém.
A secretarias de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) e do Planejamento (Seplan) se comprometeram a enviar grupos de servidores voluntários o mês inteiro, bem como a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), cujo setor de serviço social cadastra voluntários e estimula os funcionários a usarem vermelho em apoio à campanha.
No próximo sábado (8), 20 candidatos do Movimento Vem Pará Rua farão doações; já no dia 18, será a vez de 20 funcionários da organização social Pará 2000; e dia 19, dos integrantes da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré. A Polícia Federal comparecerá dia 21, com 20 servidores, e 50 torcedores do Corinthians participarão da campanha Sangue Corinthiano, no dia 29.
Nesta quinta-feira (6), numa parceria com o I Comando Aéreo Regional (I Comar), o Hemopa recebeu um grupo de 30 militares do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Belém (Binfae-BE). Geovane Silva Ferreira, 18, fez a quarta doação. Ele contou que foi estimulado nas forças armadas e se tornou doador frequente. “Doo sangue a cada dois meses. É um gesto importante para que possamos coletar cada vez mais bolsas. Hoje muitas pessoas precisam, e um dia posso precisar. Então se tenho boa saúde, devo doar para que não falte”, disse.
Doando sangue pela primeira vez, Lottar Matheus Assunção Queiroz, 20, afirmou que a iniciativa do quartel beneficia quem precisa de sangue para viver. “Vir aqui para salvar vidas é muito bom. A partir dessa doação vou me tornar um doador frequente e ajudar mais pessoas”, assegurou.
Para a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias, a adesão dos grupos ao Agosto Vermelho é de suma importância. “Isso mostra o quanto a sociedade está engajada na causa e interessada em ajudar o próximo. Entendemos que a doação voluntária de sangue é uma responsabilidade compartilhada e deve ser tratada com uma questão de saúde pública”, enfatizou.
Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos – desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos –, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial. Menores de idade doam apenas com autorização do responsável. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três.
Serviço: A Fundação Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.