Mangal das Garças resgata movimento "Raio-que-o-parta" na oficina infantil deste domingo (5)
A atividade começa às 10h e tem entrada franca

Neste domingo (5), o Parque Zoobotânico Mangal das Garças promove mais uma edição do seu tradicional projeto infantil Ecoarte. Nesta semana, a oficina ofertada terá como inspiração um aspecto histórico e cultural do Estado: o movimento "Raio-que-o-parta". O evento começa às 10h, no anfiteatro do complexo. A participação é gratuita.
Raio-que-o-parta
O modernismo no Brasil foi constituído por diferentes facetas e, na arquitetura, umas das imagens mais presentes foram os paineis formados por azulejos. O transporte desses azulejos da região centro-sul o Norte do País era precário e muitos acabavam se quebrando no caminho. Para que os comerciantes não tivessem prejuízos, acabavam vendendo esses cacos por preços mais baixos e acessíveis.
Com isso, nasceu o movimento "Raio-que-o-parta", com o qual se criou uma forma única de se inserir no modernismo brasileiro, com mosaicos singulares, em formatos diversos. Até hoje, pelas ruas do Pará e de outras regiões, é possível observar o símbolo cultural, popular e de resistência que ficou marcado na história arquitetônica.
Oficina
Como forma de aproximar as crianças ainda mais da história e cultura do Estado, a Cumbuca - Oficinas Criativas preparou uma manhã recheada de aprendizados com uma oficina de mosaico de papel colorido inspirado nas artes do "Raio-que-o-parta".
“Esse movimento paraense é algo que pertence fortemente ao imaginário da população, e manter a memória coletiva viva é fundamental para a história da região. Por isso, mostrar esse lado tão importante da arte e cultura para as crianças fortalece ainda mais o vínculo com as nossas origens”, afirma Mayara Cohen, idealizadora da Cumbuca.
O Ecoarte é um projeto realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Organização Social Pará 2000, empresa que administra o Mangal, e tem o objetivo de difundir a educação ambiental, cultura e lazer para as crianças.
Além dos projetos infantis, o Mangal das Garças possui programações diárias para que o público consiga se conectar ao máximo com a fauna e a flora local. Confira:
08h30 – Alimentação das iguanas
09h – Passeio com rapinantes diurnas (terça a sexta-feira)
10h – Soltura das borboletas (consultar na bilheteria)
10h15 – Alimentação das tartarugas
11h, 15h e 17h30 – Alimentação das garças
17h – Passeio com as corujas (terça a sexta-feira)
Serviço:
Domingo (5), Projeto Ecoarte - Mosaico Raio-que-o-parta, às 10h, no anfiteatro do Parque Zoobotânico Mangal das Garças.
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8 às 18h (fechado às segundas para manutenção). Entrada gratuita.
Acesso aos espaços monitorados (Borboletário e Memorial): R$ 9 (inteira) e R$ 4,50 (meia).
Texto: Bianca Portela (Estagiária - Ascom/OS Pará 2000)