Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APRENDIZAGEM
English Version

Ideflor-Bio participa de encontro das Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental da Amazônia

Evento realizado em Macapá, capital do Amapá, faz parte de mobilização regional para o fortalecimento da agenda ambiental na Região Norte

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
03/10/2025 17h19

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), por meio da Diretoria de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação (DGMUC), participou do 1º Encontro das Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental da Amazônia (CiEA) - Região Norte, em Macapá (AP). A programação faz parte de uma mobilização regional para o fortalecimento da agenda ambiental entre comunidades e órgãos da Região Norte, em preparação à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro deste ano, em Belém.

Segundo a analista ambiental e representante do Ideflor-Bio no evento, Sineide Vasconcelos, a atividade permitiu a troca de conhecimentos entre órgãos e entidades da sociedade civil. “Esta ação fortalece o intercâmbio das instituições de meio ambiente da Região Norte do Brasil, e permitiu a troca de experiências e o fortalecimento da Rede Brasileira de Educação Ambiental (Rebea), além do fortalecimento da Rede Paraense de Educação Ambiental (REDEPAEA) no Pará”, enfatizou.

Evento fortalece agenda ambiental entre comunidades e órgãos da Região Norte

No evento, realizado pelo Governo do Amapá, os órgãos que representaram a CiEA do Pará foram Ideflor-Bio, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), além do Movimento República de Emaús.

Integração - Sineide Vasconcelos ressaltou, ainda, durante o evento, a importância das 29 unidades de conservação estaduais, as quais são geridas pelo Ideflor-Bio, e comentou que a ação vai fortalecer ainda mais a CiEA. “Esse evento permitiu, com a troca de ações, o fortalecimento da rede interinstitucional, com mais integração para a Educação Ambiental, com foco na COP 30”, concluiu a analista.

Para o diretor de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação, Ellivelton Carvalho, “a participação do Ideflor-Bio neste encontro é estratégica para ampliarmos o diálogo e a cooperação entre os estados da Amazônia no campo da educação ambiental. Estamos nos preparando para a COP30 com a convicção de que a troca de experiências fortalece não apenas as instituições, mas também o protagonismo das populações locais na construção de soluções sustentáveis para a região. Fortalecer a CiEA é fortalecer a gestão participativa e integrada das nossas Unidades de Conservação”, disse o gestor.

Texto: Sinval Farias, com supervisão de Vinícius Leal - Ascom/Ideflor-Bio