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Projeto Aluno Repórter pode conquistar premiação nacional

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/08/2015 14h03

Classificado entre 1.945 projetos inscritos de todo o Brasil, o projeto Aluno Repórter – A Imprensa na Escola está na semifinal da 11ª edição do prêmio Itaú Unicef, na categoria Micro Porte. A premiação visa reconhecer e estimular as parcerias entre organizações da sociedade civil e escolas públicas no desenvolvimento de projetos socioeducativos, que contribuam com a educação integral de crianças, adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade socioeconômica.

Em 2015, o Prêmio Itaú Unicef aborda o tema Educação Integral: Aprendizagem que Transforma, e serão premiadas as organizações da sociedade civil e escolas públicas parceiras responsáveis por práticas de educação integral.

Presente em 17 escolas, o projeto Aluno Repórter surgiu em 2008, em Bragança, nordeste do estado, e é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por intermédio da Coordenadoria de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE) e pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), com apoio da Fundação Educadora de Comunicação.

O projeto tem por objetivo desenvolver propostas socioeducativas, pedagógicas, interdisciplinares, inclusivas e profissionalizantes, com alunos da rede pública de ensino, utilizando o rádio e a TV como meios de produção de conhecimentos e habilidades.

Segundo a aluna Mayra Oliveira, do 3º ano do Ensino Médio, o projeto trouxe benefícios para a sua vida escolar. “Por meio desse projeto nós melhoramos nossa escrita, leitura e a forma de nos comunicarmos, e isso nos ajudou muito nos estudos”, declara.

Em 2014, o projeto foi destaque nacional ao conquistar o 2º lugar nas categorias “Projeto” e “Professor Destaque”, no 14º Prêmio Escola Voluntária, realizado pela rádio Bandeirantes, de São Paulo, e Fundação Itaú Social.

Para o professor e coordenador do projeto Aluno Repórter, Beto Amorim, este é mais um reconhecimento do trabalho oferecido aos alunos da rede pública de ensino. “Recebemos a notícia de que estamos na semifinal com muita alegria, e isso certamente servirá como reconhecimento de todo esforço e trabalho desenvolvido, assim como estímulo para que nossos alunos sigam adiante”, finaliza.