Gás do Pará reúne com prefeitura de Castanhal e projeta chegada do gás natural às indústrias locais
O gás natural tem menor impacto ambiental e melhor custo-benefício para os clientes, servindo assim como um atrativo para novos investidores e fortalecendo a economia

Na rota da expansão do gás natural pelo Pará, a cidade de Castanhal é mais uma que demonstra interesse em aliar desenvolvimento econômico e sustentabilidade. Nesta quinta-feira (18), a Cidade Modelo recebeu representantes da Companhia Gás do Pará (GdP). Paulo Vitor Lisboa, gerente de governança e planejamento da GdP, e Bruno Sousa, coordenador de planejamento da companhia, participaram de uma reunião de alinhamento com a administração município. No encontro com o secretário municipal de indústria, comércio e serviços, Eduardo Espinheiro Júnior, foram debatidos planos para a implantação do gás natural nas indústrias castanhalenses.
Oferecendo fornecimento contínuo e seguro de energia, o gás natural tem menor impacto ambiental e melhor custo-benefício para os clientes. Em Castanhal, a chegada do gás natural será uma ação estratégica rumo a uma nova etapa do desenvolvimento industrial, servindo ainda como um atrativo para novos investidores e fortalecendo a economia local. “Essa visita foi para prospectar indústrias em Castanhal que podem fazer uma transição energética para o gás natural, dentro do planejamento da GdP de 'gás por todo o Pará', que segue uma determinação do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan”, destacou Fernando Flexa Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Gás do Pará.
“Foi uma recepção maravilhosa. Todo mundo ficou interessado em participar com a gente nessa construção, nesse desenvolvimento e na implantação, em seguida”, contou Paulo Vitor, gerente de governança e planejamento da Gás do Pará. “Vai ser um trabalho extraordinário, tanto para Castanhal, quanto para a Gás do Pará”, ressaltou.

Eduardo Espinheiro Júnior reforçou o interesse que várias empresas da cidade demonstram em contar com o fornecimento de gás natural. Dentro de 30 dias, uma nova reunião entre a GdP, prefeitura de Castanhal e representantes das indústrias do município deve expor as vantagens da transição para o gás natural. “Já há empresas interessadas e, depois dessa reunião com as indústrias, deve haver mais adesões ao projeto, principalmente após todos conhecerem o produto”, destacou o secretário de indústria, comércio e serviços de Castanhal.
Distrito Industrial de Castanhal - O governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), e em parceria com a prefeitura municipal, avança com o projeto de implantação do Distrito Industrial de Castanhal, um marco para o Estado, alinhando desenvolvimento econômico, inclusão social e fortalecimento da infraestrutura industrial. A expectativa é que o espaço movimente R$ 1 bilhão de reais por ano, gerando quase dez mil empregos diretos e indiretos.
O empreendimento está em fase de licenciamento ambiental e já conta com 82 empresas interessadas em aderir. E a chegada de gás natural ao local deve impulsionar essa adesão. “Um vetor de desenvolvimento para o parque, inclusive para novas indústrias interessadas no espaço. Com o gás natural, com certeza o número de investidores interessados pelo local vai aumentar muito”, destacou o gerente de governança e planejamento da GdP.