Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Estudantes da rede estadual apresentam produções do projeto MídiaCOP em Belém

Iniciativa prepara jovens de 11 escolas para atuarem como ‘repórteres amazônidas’ na cobertura da COP30, fortalecendo o protagonismo juvenil na pauta climática

Por Ivana Barreto (SEDUC)
17/09/2025 19h16

O Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), sediou na terça-feira (16), em Belém, o encerramento da primeira fase da etapa presencial do projeto “MídiaCOP – Formação para Educação Midiática e Ambiental na Amazônia”. A ação capacitou estudantes de 11 escolas estaduais da capital paraense em educação midiática e técnicas de comunicação, ao longo de quatro oficinas realizadas entre agosto e setembro.

O ponto alto da solenidade foi a exibição das reportagens audiovisuais produzidas pelos alunos, resultado de um processo que combinou teoria e prática em temas ligados à Amazônia e às mudanças climáticas. “O MídiaCOP busca dar voz aos alunos da Amazônia e dos estados do Norte brasileiro, por meio das mídias, para falar sobre sua região. Nesta etapa tivemos 55 estudantes capacitados em educação midiática, na identificação de informações relevantes e na produção de conteúdos sobre a Amazônia, as questões climáticas e a COP30”, explicou a professora Lorena Rodrigues, formadora do projeto em Belém, ao lado dos professores Aderilson Parente e Kleber Leite.

Ela adiantou que as próximas etapas do projeto serão de aperfeiçoamento. “A ideia é que esses alunos continuem a produzir reportagens e conteúdos jornalísticos para aprimorarem suas produções e, assim, estarem aptos para atuar como repórteres na cobertura da COP30, em novembro, colocando em prática tudo o que aprenderam nesta etapa”, destacou.

A formação foi composta por oficinas sobre educação midiática, análise crítica da cobertura jornalística e o papel da Amazônia na agenda climática. Os jovens aprenderam técnicas de reportagem, conceitos jornalísticos, produção de textos e roteiros, e avançaram para a etapa audiovisual.

Para a estudante Kamilly Vitória, da 1ª série do ensino médio da Escola Estadual Jarbas Passarinho, no bairro do Marco, a experiência foi transformadora. “Aprendi sobre comunicação, uso consciente da mídia e como desenvolver conteúdos. Foi desafiador, mas muito legal. Nós tivemos um bom resultado e queremos continuar aprendendo e melhorando”, disse.

Já Liandra Silva, aluna do 8º ano da Escola Estadual Professora Anésia, no bairro do Souza, relatou o impacto pessoal do projeto. “O MídiaCOP me ajudou em várias coisas, como a falar em público. No começo eu gaguejava e ficava nervosa. Hoje consigo me expressar melhor, aprendi a fazer reportagens, entrevistas e roteiros. Foi muito bom para mim”, contou.

O MídiaCOP é uma iniciativa da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e do Ministério da Educação (MEC), em cooperação com a França, executada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead/UFMS), em parceria com o _Centre de Liaison de l’Enseignement et des Médias d’Information_ (Clémi), da França.

Texto: Fernanda Cavalcante