Governador Helder Barbalho participa da abertura do Fórum Nacional Verdemocracia em Belém
Evento reúne ministros, magistrados e especialistas de todo o Brasil para discutir eleições e os impactos das mudanças climáticas no processo democrático

Na noite desta segunda-feira (15), o governador Helder Barbalho participou da abertura do Fórum Nacional Verdemocracia, realizado no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém. O evento, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), segue até quarta-feira (17) reunindo ministros, magistrados, servidores, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir os desafios da Justiça Eleitoral diante das mudanças climáticas e das transformações tecnológicas.

Durante a cerimônia, o governador Helder Barbalho ressaltou a relevância de Belém sediar um encontro de alcance nacional, especialmente em um momento em que a capital paraense se prepara para receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro de 2025.
“Hoje é um momento em que Belém se transforma na capital do Judiciário Eleitoral brasileiro e na capital da democracia, ao reunir representantes de todos os estados do Brasil para reafirmar o compromisso com eleições transparentes e com a soberania da vontade popular. Relacionar essa agenda com a Amazônia, com sua grandeza territorial e suas complexidades, engrandece ainda mais este momento, fortalecendo o compromisso de defender uma democracia livre, forte e referência para o mundo”, afirmou Helder Barbalho.

Justiça Eleitoral e sustentabilidade
A conferência de abertura foi conduzida pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, que reforçou a importância da conexão entre democracia e preservação ambiental.
“E não é por acaso que o governador enfatiza a importância de a COP ser aqui, no coração da Amazônia, no coração do mundo, que precisa cada vez mais seguir no sentido da democracia. Precisamos de um clima saudável, com valores éticos, políticos, econômicos e com os direitos humanos sendo amplamente respeitados planetariamente também”, destacou a ministra.

A agenda do Fórum Nacional Verdemocracia inclui painéis e conferências sobre temas como o impacto das crises climáticas na logística eleitoral, a sustentabilidade nas práticas do processo eleitoral e o combate à desinformação. O encerramento está previsto para o dia 17, com a conferência do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente do TSE, Nunes Marques.