Jogos Estudantis do Pará iniciam com a participação de 1.627 alunos-atletas
Os Jogos Estudantis do Pará (JEPs) tiveram início na noite desta quarta-feira,12, com a participação de 1.627 competidores de 39 municípios do Pará. A cerimônia de abertura aconteceu no Ginásio Raimunda Albuquerque e contou com a participação de todas as delegações que disputarão os jogos, programados para o período de 12 a 16 de agosto, em Belém. A cerimônia de abertura também contou com a apresentação cultural do Grupo Grand Ballet.
Os Jogos Estudantis do Pará são promovidos pela Secretaria de Educação do Pará (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (Nel). Os estudantes competirão nas modalidades vôlei, handebol, futsal, basquete, tênis de mesa, luta olímpica e xadrez, nas categorias A (12 a 14 anos), e B (15 a 17 anos), no masculino e feminino. As etapas estaduais de vôlei de praia, atletismo, natação, ginástica rítmica, badminton (tênis com peteca) e judô aconteceram em junho deste ano.
A disputa paraense é considerada a segunda competição estudantil mais antiga do Brasil. A primeira edição ocorreu em 1955. Os alunos-atletas classificados na fase estadual representarão o Pará na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, considerado o quinto maior evento esportivo do mundo. Este ano, a disputa nacional acontecerá em Fortaleza (CE), de 3 a 12 de setembro; e na cidade de Londrina (PR), entre 12 e 21 de novembro.
A atleta de handebol Gabriela Chaves, do município de Breves, aluna da Escola Estadual Maria Câmara Paz, acredita que o esforço de sua equipe para estar na fase estadual dos Jogos Estudantis do Pará vai ser um estímulo para a conquista da vaga nacional. “Acredito no nosso potencial. Nossa equipe é muito unida e tenho certeza que vamos representar bem a nossa região do Marajó”, afirmou a atleta que viajou 12 horas de navio para chegar a Belém.
Frutos - Para muitos alunos-ateltas, a disputa dos JEPs e o alcance que as conquistas obtidas na competição podem gerar são vistas como chance única para quem busca projeção no esporte. Os Jogos Estudantis Paraenses também ajudam no desenvolvimento da educação, na diminuição da evasão escolar, além de ser um importante instrumento de incentivo à prática esportiva e ao desenvolvimento do esporte no Pará.
As escolas incentivam a prática esportiva e essa animação contagia os alunos, como é o caso dos atletas da Escola Estadual Lauro Sodré, em Belém. “Treinamos muito, contamos com o apoio da nossa escola e pretendemos chegar à fase nacional, pois nossa equipe está focada e com muito trabalho, raça e força”, destacou André Santos, atleta de futsal.
De acordo com Ana Glória Guerreiro, coordenadora do Nel, o esporte transforma vidas e ajuda a melhorar o rendimento escolar dos atletas. “Os jogos são um ótimo estímulo ao esporte paraense e espero alçar nossos objetivos e fazer com que nossos alunos fiquem satisfeitos com as competições e com a organização. Agora vamos esperar o resultado das competições e ver quem vai representar o Pará na fase nacional”, enfatizou.
Disputas - As competições de voleibol acontecerão no Ginásio Altino Pimenta, na Doca de Souza Franco; e no Ginásio do Colégio Ideal, no bairro da Batista Campos. Já as disputas de handebol ocorrerão no Ginásio da Escola Superior de Educação Física e no Ginásio do Núcleo de Esporte e Lazer. O futsal será disputado na Escola Madre Celeste (unidade Marambaia). O basquete terá jogos nos colégios Santa Rosa e Gentil Bittencourt. As competições individuais serão realizadas no Ginásio do Núcleo de Esporte e Lazer.
Para a realização das competições, a Seduc contou com a parceria da Polícia Militar do Pará, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Hospital Metropolitano, Universidade Estadual do Pará (Uepa), Secretaria Municipal de Juventude, Núcleo de Apoio e Cidadania (NAC), escolas privadas que cederam os ginásios e da Fábrica Esperança.