Governo do Estado apoia delegação paraense nos Jogos da Juventude 2025
Ao todo, 217 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, vão representar o Pará em 15 modalidades esportivas

Entre os dias 10 e 25 de setembro, Brasília (DF) sediará a maior competição estudantil multiesportiva do País: os Jogos da Juventude 2025. O Pará participa com uma delegação de 217 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, que vão representar o Estado em 15 modalidades esportivas, com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O evento reunirá mais de cinco mil estudantes-atletas de 15 a 17 anos, de todas as regiões do Brasil.
Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento terá sua cerimônia de abertura no dia 10, às 18h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, local que também sediará a maior parte das disputas, além do Centro de Convivência, restaurante e organização.

A delegação paraense, com 52 atletas, embarcou para a capital federal na noite deste domingo (7). O primeiro bloco de competições envolve atletismo, ciclismo, ginástica artística, natação e tênis de mesa. No dia 12 de setembro, será a vez do segundo grupo, que disputará wrestling (luta olímpica), basquetebol, futsal e vôlei de praia. Já o terceiro e último bloco está marcado para o dia 18 de deste mês, com badminton, ginástica rítmica, judô, taekwondo, handebol e vôlei.
O secretário de Esporte e Lazer do Pará, Cássio Andrade, destacou o investimento do governo estadual na delegação. “Os Jogos da Juventude são uma vitrine para o futuro do esporte brasileiro, e o Pará não poderia ficar de fora. Estamos garantindo condições para que nossos jovens atletas tenham estrutura e motivação para competir em alto nível. Eles são o presente e o futuro do esporte paraense, e nosso compromisso é investir em cada talento que represente as cores do nosso Estado”, afirmou.
O atleta da modalidade de atletismo, Ryan Christian, de 17 anos, disse estar ansioso para competir pela primeira vez em uma edição nacional. “É um sonho poder representar o Pará em um evento desse porte. Vinha treinando muito forte e espero conquistar bons resultados para o nosso Estado. Estar indo para essa competição já é uma vitória, mas quero mostrar todo o trabalho que a gente vem fazendo com dedicação”, destacou o atleta.

Reconhecidos como uma das principais portas de entrada para jovens talentos no esporte olímpico, os Jogos da Juventude já revelaram nomes como as campeãs olímpicas Beatriz Souza e Sarah Menezes (judô), Duda Lisboa (vôlei de praia), o medalhista olímpico Alison dos Santos “Piu” (atletismo), além de Rodrygo, da seleção brasileira de futebol e do Real Madrid.
Com a volta ao Distrito Federal, onde foi realizada a primeira edição em 2000, a competição reunirá 20 modalidades e contará com embaixadores olímpicos em cada uma delas, reforçando o caráter formador do evento.
Antidopagem
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), vinculada ao Ministério do Esporte, estará presente de forma marcante nos Jogos da Juventude 2025, com um conjunto especial de ações educacionais voltadas a atletas, técnicos, equipes de apoio e público em geral.