Posto de Identificação da Fundação ParáPaz completa três anos e já soma cerca de 30 mil emissões de RG em Belém
Três anos de funcionamento, quase 30 mil RGs emitidos e acesso garantido à cidadania

Neste mês de agosto, o Posto de Identificação instalado na sede da Fundação ParáPaz, em Belém, celebra três anos de funcionamento. A unidade, fruto de uma parceria com a Polícia Civil, já realizou aproximadamente 30 mil emissões de carteiras de identidade, garantindo um serviço essencial de forma gratuita, acessível e com entrega no mesmo dia.
O atendimento possibilita a emissão da primeira e demais vias do documento, sem qualquer custo, o que tem feito a diferença na vida de muitas famílias. A Ana Maria de Almeida, que recebeu seu RG na manhã de sexta-feira (29), fez questão de elogiar o atendimento.
“Cheguei à Fundação por uma amiga que já tirou o RG aqui, ela mesma fez meu agendamento e aqui fui bem recebida desde a recepção, esse serviço é muito importante principalmente por garantir gratuidade, existem muitas pessoas que não tem condições de pagar o valor cobrado em outros locais e aqui facilita a vida dessas pessoas também”, contou.

Para o presidente da Fundação ParáPaz, Alberto Teixeira, a marca alcançada nesses três anos é motivo de orgulho e reforça o papel social da instituição.
“Estamos muito felizes em saber que quase 30 mil pessoas já passaram por aqui para obter seu documento de identidade de forma rápida e gratuita. A identidade é a porta de entrada para a cidadania e garantir esse direito de maneira acessível é parte da missão da ParáPaz”, destacou.
Como acessar o serviço - Os agendamentos para emissão da 1ª e demais vias do documento de identidade são realizados exclusivamente via WhatsApp, pelo número (91) 98510-8012, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O posto não atende demanda espontânea.

Para efetivar a emissão, é necessário apresentar: Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia); 2 fotos 3x4 recentes e comprovante de residência.
Também podem ser incluídos outros documentos, como cartão SUS, NIS, PIS, título de eleitor, CNH ou carteira de trabalho. Menores de 16 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
A coordenadora da unidade, Beatriz Lopes, reforça que o processo de agendamento é feito de acordo com a ordem de chegada das mensagens e pede a compreensão dos usuários. Segundo ela, todos que procuram o serviço serão atendidos e o objetivo da equipe é garantir que nenhuma pessoa fique sem acesso ao documento.