Jogos Escolares reúnem atletas paralímpicos de oito municípios paraenses
Foram abertos oficialmente nesta segunda-feira, 17, em Belém, os VIII Jogos Escolares Paralímpicos, que congregam competidores de dez municípios paraenses. Promovido pela Secretaria de Educação do Pará, por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), o evento se destina a alunos-atletas portadores de deficência que disputarão as modalidades de goalball, judô, futebol de 5, natação, atletismo, bocha, futebol de 7 e tênis de mesa. A cerimônia de abertura foi realizada no Hotel Martan, e reuniu mais de 260 pessoas, entre atletas e corpo técnico.
O objetivo dos Jogos é fortalecer e desenvolver a Educação Física Adaptada e o esporte paralímpico paraense. O estímulo à prática esportiva junto aos alunos com deficiência tem trazido bons resultados, comprovados ao longo das últimas sete edições da competição. Ela ajuda na prevenção e reabilitação da capacidade física dos estudantes com deficiência visual, física e intelectual, melhorando a funcionalidade do corpo, promovendo a reinserção social, ajudando a superar as limitações e melhorando a autoestima desses jovens.
Atleta de natação do município de Marabá, Maria José tem baixa visão e diz que o esporte ajudou a melhorar a autoestima. “Eu costumava ficar muito sozinha, tinha vergonha das pessoas. Foi quando comecei a praticar natação e aos poucos minha vida começou a mudar: passei a me relacionar melhor com os outros e também a ver que apesar do meu problema eu podia fazer um monte de coisas. Descobri na natação algo que eu gostava e para o qual eu tinha habilidade. Hoje me sinto mais leve, feliz, e pretendo representar o Pará nas nacionais.”
Sandra Maués, mãe Luan Felipe, atleta de bocha, diz que o filho melhorou muito depois que começou a praticar esporte. “Ele passou a interagir mais com outros jovens e melhorou muito o desempenho escolar. Já representou três vezes o Pará nos jogos nacionais”, conta.
Os Jogos Escolares Paralímpicos já levaram muitos atletas da rede estadual de ensino a alcançar resultados importantes no esporte adaptado, como é o caso de Jéssica Alves, que integra a seleção brasileira de goalball e está classificada para as Paralimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Outro destaque é José Marcio Souza, medalhista de ouro no Parapan de Toronto, disputando o goalball.
Esses resultados só foram alcançados por conta das melhorias e avanços conquistados na Educação Especial, como a oferta de Educação Física Adaptada para alunos com deficiência na rede pública de ensino, integração e envolvimento das famílias na preparação dos atletas, garantia de atendimento por profissionais habilitados, parceria do NEL com o Comitê Paralímpico Brasileiro e formação continuada de profissionais das redes de ensino municipal e estadual sobre Educação Física Adaptada.
De acordo com Ana Glória Guerreiro, coordenadora do NEL, a expectativa é que os Jogos Escolares Paralímpicos se desenvolvam ainda mais, ampliando a participação dos alunos e dos municípios, melhorando a qualidade técnica dos atletas e a formação de profissionais para o desenvolvimento da Educação Física Adaptada. “O Esporte Adaptado contribui para que os alunos com deficiência sejam vistos de outra maneira, não como pessoas limitadas, mas com habilidades especiais, que, no entanto, exigem deles a mesma capacidade de superação e dedicação exigidas de qualquer desportista”, destacou.
A equipe do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), coordenador do Plano Estadual de Ações Integradas à Pessoa com Deficiência - Existir, lançado em 2012, também prestigiou o evento. O Existir tem o objetivo de promover ações integradas visando à garantia da cidadania, inclusão e maior autonomia das pessoas com deficiência no Estado. Ele contempla 14 ações estruturantes de diferentes políticas públicas, sendo cinco na área da saúde, quatro na área da educação, duas na área de tecnologia, uma na área da assistência, uma na área de habitação e uma na área de esporte." A diretora geral do NAC, Daniele Khayat, representou a primeira-dama, Ana Jatene, no evento.
As competições acontecem no ginásio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), no Instituto Federal de Educação do Pará, no ginásio do Sesi da rodovia Mário Covas, no Estádio Olímpico do Pará e na sede da Tuna Luso, até o dia 21. Participam delas atletas dos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Belém, Igarapé-Miri, Moju, Parauapebas, Tailândia, Tucuruí e dos distritos de Icoaraci e Mosqueiro.